• Click aqui

    Prefeitura de Cabo Frio promove ações a partir de segunda (1°) em alusão ao Agosto Lilás,




    A Prefeitura de Cabo Frio vai promover uma série de atividades para marcar o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A programação conta com lives, palestras, capacitações, serviços, além de um encontro regional entre os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM). As ações são organizadas pela Superintendência dos Direitos da Mulher.

    "A campanha do Agosto Lilás foi estabelecida em nosso país e entrou para o calendário das lutas pelos direitos das mulheres como parte da luta representada pela lei Maria da Penha para combater e inibir os casos de violência doméstica e de gênero no Brasil", explicou Ludmila Roque, coordenadora do CEAM de Cabo Frio.

    Ela explicou ainda que "como a lei é um marco", e por si só "não protege ninguém", o objetivo é divulgá-la por meio de atividades práticas e de contato direto com o público-alvo, meninas e mulheres, mas também com os meninos e homens de forma preventiva e esclarecedora sobre as relações de gênero, as tipificações das violências e as punições aos agressores".

    Na segunda (1°), às 14h, será realizado um encontro virtual com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelas articulações entre os municípios do estado que têm equipamentos e organismos de atendimento à mulher.

    Na terça (2), acontecem duas atividades. A primeira é a capacitação da equipe técnica do município de Silva Jardim, ministrada pela coordenadora do CEAM de Cabo Frio, Ludmila Roque, e a técnica Olga Sueli Rego, que acontece das 8h às 16h. A segunda ação é a live “Diálogo entre Mulheres”, às 16h, nas redes sociais da Prefeitura, cujo objetivo é promover debates sobre as vertentes do universo feminino.

    Na quinta (4), às 14h é a vez do projeto “CEAM Vai à Escola”, com palestra que vai debater sobre os direitos da mulher e o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha. Será na Escola Estadual Aspino Rocha, na Gamboa.

    Na quinta (5), o Ônibus Lilás do Governo do Estado do Rio de Janeiro estará em São Pedro da Aldeia com oferta de atendimentos gratuitos de assistência social, psicológica e jurídico às mulheres, principalmente vítimas de violência doméstica, e a equipe do CEAM fará uma roda de conversa, a partir das 14h.

    Na segunda (8), será realizada uma live em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006. A atividade será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Cabo Frio.

    Na quinta (11), o projeto “CEAM Vai à Escola” estará no Colégio Estadual Praia do Siqueira, com palestras voltadas para os professores e alunos do ensino médio durante a manhã e tarde.

    No mesmo dia haverá ainda a visita técnica para articular o atendimento psicólogico no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) da Universidade Veiga de Almeida para nossas usuárias, formalizar a criação de grupos terapeuticos de mulheres e campo de estágio. Essa reunião será no dia 11 com as coordenadoras do curso e com as psicólogas do CEAM Edna Maria e Ana Paula.

    Na quinta (25) acontece o encontro regional entre os CEAM’s da Baixada Litorânea, que será em Macaé. Entre os temas está o debate sobre a construção de um abrigo para mulheres das cidades da Baixada e em qual cidade o equipamento ficará sediado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia