• Click aqui

    Rio das Ostras ganha Centro de Atendimento para alunos da Educação Inclusiva.


    Sonho concretizado que deixará um legado para a Educação Especial de Rio das Ostras. Assim pode ser definido o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Padre João Machado Evangelho – Cemaee, inaugurado na manhã desta terça-feira, 19. O local oferecerá aos alunos 12 frentes de trabalho diferentes, que vão da estimulação precoce de bebês de 0 a 3 anos, passando pelo ensino da linguagem de Braille e Libras ao desenvolvimento de atividades da vida cotidiana.




    Durante a inauguração, o prefeito Marcelino Borba afirmou que os recursos da Administração Municipal devem ser investidos para a melhoria da vida da população. “Vamos investir muito, vamos inaugurar mais equipamentos. É um projeto de cidade e todos estamos juntos! O que transforma é a Educação e onde tem verdade, o trabalho acontece. Agradeço a equipe da Educação que sempre traz resultado e nos dá alegria”, enfatizou

    Emocionada, a diretora do Cemaee, Zuleika Zanuzzio, disse ter uma enorme satisfação em partilhar o momento da inauguração de um sonho, que tem a participação de várias mãos. “Ser professor é também socializar inquietações e foram elas que nos motivaram e nos impulsionaram a algo novo. Necessitávamos de um espaço que favorecesse ainda mais o desenvolvimento de alguns alunos”, explicou.

    O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, destacou que a política pública educacional de Rio das Ostras é feita por servidores comprometidos e apaixonados pelo que fazem. “Antes de 2018, eram de 15 a 18 servidores trabalhando na Educação Especial. Hoje são 400 auxiliares educacionais, mais de 50 professores especialistas e duas equipes multidisciplinares com fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogo e psicomotricista”, lembrou.

    Depois de agradecer ao prefeito Marcelino pelo apoio e confiança e a coordenadora da Educação Especial, Cristiane Camacho, pela condução da política pública desse segmento, o secretário destacou a assertividade na escolha do nome do Centro de Atendimento Especializado. “O padre João fazia a inclusão nas missas dominicais, é muito justa essa homenagem”, afirmou.

    Presente na cerimônia, padre Alexandre José de Albuquerque lembrou da atuação do primeiro pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. “Desde 1978, o padre João abriu a paróquia da Nossa Senhora Conceição para a Educação e a Cultura, foi secretário Municipal de Educação e um grande defensor da Cidade. É muito bom ver isso reconhecido com a escolha do seu nome para este espaço democrático e de inclusão”, destacou.

    Participaram da inauguração o presidente da Câmara, Maurício Braga Mesquita, os vereadores João Francisco e Uderlan Hespanhol, além de secretários municipais.

    HOMENAGEM – O Cemaee leva o nome de um sacerdote e educador que deixou o seu nome na história de Rio das Ostras. O padre João Machado Evangelho nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. Filho de pais portugueses, foi ordenado presbítero em 25 de setembro de 1976.

    Em fevereiro de 1979, padre João chegou a Rio das Ostras, pouco antes de Dom Clemente Isnard, bispo de Nova Friburgo na ocasião, erigir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e o empossar como o seu primeiro pastor.

    Permaneceu na paróquia até 1998 e, a partir de 2006, de volta ao Vicariato Litoral, auxiliou o padre Alexandre Albuquerque na Paróquia até ser nomeado Administrador Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo, em Macaé.

    Voltou novamente para Rio das Ostras em maio de 2021 como Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na qual atuou até o seu falecimento, em 23 de outubro passado.

    Padre João publicou diversos livros e foi membro da Academia Friburguense de Letras, além de Secretário de Educação de Rio das Ostras entre 1997 a 1998, diretor do Centro de Formação Artística e professor em vários colégios no Rio de Janeiro e na Faculdade Salesiana de Macaé.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia