• Click aqui

    Prefeitura de Cabo Frio recebe comitiva de Macaé e Rio das Ostras para visita técnica ao CEAM.



    A Prefeitura de Cabo Frio recebeu uma comitiva de representantes dos governos municipais de Macaé e de Rio das Ostras para conhecer o funcionamento e as instalações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria de Assistência Social.

    O objetivo do encontro foi o intercâmbio de experiências entre as cidades e a dinâmica de atendimento do equipamento cabo-friense. Participaram da visita Rose Costa, diretora do Ceam de Rio das Ostras; Jane Estanislau Roriz e Eduardo Noronha, secretária e apoio técnico, respectivamente, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em Macaé, além da assistente social Sandra Caldeira, coordenadora do Ceam macaense.

    “É muito importante para nós essa troca com as cidades da região porque é fundamental fortalecer a política pública para a mulher vítima de violência. Quanto mais estruturada for a rede de apoio melhor será para as mulheres que buscam esses equipamentos. Também é importante que a rede municipal de apoio e de enfrentamento esteja alinhada com o Ceam ”, afirmou a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

    Além de visitar as instalações, a comitiva pôde conhecer a forma e as etapas de atendimento do Ceam Cabo Frio no acolhimento às vítimas de violência: atendimento com a recepção; com orientadora social, onde as crianças são estimuladas com dinâmicas de desenho e brinquedoteca enquanto a mãe e/ou responsável é atendido; atendimento técnico com assistente social, psicólogo e/ou advogada, conforme a necessidade de cada caso.

    A secretária de Políticas para as Mulheres de Macaé, Jane Roriz, que atua desde 2014 na área, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Ceams, bem como o cuidado com a equipe que atende às vítimas de violência.

    “Me identifico com esse trabalho, que é mais do que necessário. Temos que ter conhecimento da causa para atuar tanto para às vítimas quanto para a equipe, que muitas vezes necessita também de um fôlego entre tantas demandas dolorosas que chegam aos equipamentos”, pontuou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia