• Click aqui

    Novembro Azul reforça ações de promoção à saúde masculina em Cabo Frio.




    Com o tema “Fortalecendo o acesso dos Homens à Atenção Primária de Saúde”, a Prefeitura de Cabo Frio aderiu à campanha Novembro Azul, focando na importância da prevenção de doenças e cuidados com a saúde masculina. A iniciativa tem como objetivo incentivar a ida dos homens às unidades de saúde do município para que realizem exames e consultas preventivas com diversos profissionais de saúde.
    De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, doenças como hipertensão, diabetes, alcoolismo, saúde mental e cardiopatias são as que acometem mais os homens, principalmente quando evoluem por falta de cuidados precoces.

    Para estimular o acesso dos homens às unidades de saúde, durante todo o mês de novembro haverá rodas de conversa promovidas pelas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nos encontros serão abordados temas de saúde como alimentação saudável, prevenção e cessação do tabagismo e alcoolismo.

    Durante o período, a Prefeitura reforçará o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças não transmissíveis, como a hipertensão arterial e o diabetes, além de promover ações educativas voltadas para a prevenção da covid-19, tanto no que se refere ao uso de máscaras, quanto à imunização com o esquema vacinal completo contra a doença.

    As unidades de saúde ampliarão ainda a oferta de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis. Nesta quinta-feira (11), às 9h30, haverá roda de conversa, testagem rápida e aferição de pressão na ESF Caminho de Búzios. No mesmo dia, às 14h, uma roda de conversa acontecerá na ESF e UBS Porto do Carro.

    Nos dias 18 e 25 de novembro, às 14h30, equipes de saúde promoverão uma roda de conversa na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão. No dia 24, às 9h, equipes da ESF Tangará promoverão uma ação no pátio da Igreja Assembleia de Deus da localidade.

    No dia 22, as atividades serão na ESF Samburá. No dia 23 de novembro, nas ESF Maria Joaquina, Nova Califórnia e São Jacinto, e no dia 24 nas ESF Botafogo e Florestinha. No dia 25 as ações acontecem na UBS Unamar. Fechando a programação, no dia 26 de novembro, as ESF Angelim e Araça e PAM de Santo Antônio promovem as atividades.

    “A promoção da campanha tem como objetivo incentivar a saúde integral do homem. É uma tarefa de cidadania, de aproximação da comunidade ao posto de saúde, buscando ainda, por meio das equipes de saúde, ações em locais de concentração tipicamente masculinos. Queremos, além da campanha, mostrar para a população que na Atenção Básica há o atendimento e acompanhamento de saúde para toda a família”, explica Denis Saffer, superintendente de Atenção Primária à Saúde.

    Um comentário:

    1. De q adianta a propaganda para a pessoa se tratar, ao meu ver... É uma espécie de fachada para dizer q está trabalhando quando na vdd só existe a propaganda msm, pq a grana q vem do estado, governo federal etc... Certamente tem outro destino!
      Estou passando por essa situação... Em novembro de 2019 foi descoberto um nódulo, então comecei a fazem uma série de exames pedido pelo médico para preparo de uma cirurgia de retirada do nódulo, pois bm... de lá para cá nada foi feito, pelo contrário... fui feito de otário pela prefeitura de Cabo Frio RJ, Um nódulo q era do tamanho de uma jaboticaba, Hoje é maior q uma laranja bahia, então a alguns meses ameacei colocar na justiça, então disseram-me q iriam resolver... Me mandaram fazer tooooodos os exames novamente, "fiz tuuudo de novo" e até agora nada, sempre q vou na secretaria de saúde procurar saber como anda, ninguém sabe me dizer ao certo, se serei chamado ou não, ou seja... Está se repetindo a m ladainha de 2019, então ao meu ver... Saúde Vip para eles e morte para qm banca a saúde e o salário deles!.

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia