• Click aqui

    Ministério da Agricultura fará pesquisa para rever período do Defeso da Laguna, a pedido da SECTI.


    Semanalmente o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho, realiza uma live informando sobre suas atividades, realizações e ouve também a população. Em uma viagem a Brasília levou uma pauta desejada há anos pelos pescadores da Região dos Lagos,  que sobrevivem da Laguna de Araruama. As famílias relatam que o período de defeso precisa ser revisto. Segundo eles, alguns tipos de peixes e crustáceos tem período de reprodução diferente mas o defeso impede que qualquer pesca aconteça na laguna deixando muitos pescadores em dificuldades. Sendo assim a pauta foi levada para o Ministério da Agricultura e Dr. Serginho informou assim: 

    "Olá, pessoal! Lá em 2013 foi publicada uma portaria para ordenamento da pesca na nossa Lagoa de Araruama e estabeleceria o período de defeso.

    Os nossos pescadores, que conhecem como ninguém a laguna solicitaram mudanças do período e espécies estabelecidas. É pra isso, são necessários estudos para mudança na norma.

    Em visita ao Ministério da Agricultura, estabelecemos através de recursos da Secti e em parceria com a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca/, essas pesquisas serão realizadas para basear as mudanças que os pescadores pedem há anos.
    Na foto estou com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina, a Deputada Soraya Santos, a subsecretária da secti Bianca Santos e o Secretário de Aquicultura e Pesca do Governo Federal Jorge Seif." Finalizou o Secretário.

    Esta foi uma boa notícia para a classe, pois há anos gritam a respeito desta situação.

    Um comentário:

    1. Ninguém respeita o defeso, pescaria artesanal é conte de renda, os pescadores sempre tinham os seus empregos agora querem viver exclusivamente da pesca, pq não solicitam aos governantes apoio para a psicultura marítima na lagoa de araruama e ao invés de pegar da natureza não vão plantar para colher?

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia