• Campanha de vacinação antirrábica continua neste sábado, em Cabo Frio.


    Neste sábado (09) a Prefeitura de Cabo Frio avança em mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, começa às 9h e segue até às 16h, em 15 postos que serão montados nos bairros Vila do Sol, Guarani, Manoel Corrêa, Praia do Siqueira, Palmeiras, Gamboa, Peró, Cajueiro, Jardim Caiçara, Parque Burle, Braga, Vila Nova, Passagem, Itajuru e Recanto das Dunas.

    A imunização será para cães e gatos, a partir de três meses de idade, que não tenham sido vacinados este ano. No local da imunização, os tutores devem apresentar a carteira de vacina do animal. Quem não tiver, receberá o documento no momento do atendimento. A Secretaria de Saúde alerta que os responsáveis pelos animais devem usar máscara e respeitar as regras de distanciamento enquanto estiverem no local de imunização.

    Para a segurança do pet, aqueles que tenham menos de três meses de idade, estejam doentes, mal nutridos, fracos, ou usando antimicrobianos ou anti-inflamatórios, não devem ser vacinados. Fêmeas que estejam em lactação ou gestação, ou animais que tenham apresentado reação alérgica a essa mesma vacina anteriormente, também não podem tomar a vacina.

    A vacinação antirrábica começou no mês de abril, e os animais que já foram vacinados após esta data só podem ser imunizados novamente a partir de abril de 2022. O cronograma com datas, horários e locais onde serão realizadas as campanhas de vacinação na cidade será divulgado semanalmente. A previsão da Prefeitura é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, em dezembro.

    No próximo dia 16 de outubro, a vacinação chega a Tamoios, onde 11 postos serão montados nos bairros São Jacinto, Maria Joaquina, Botafogo, Florestinha, Campos Novos, Unamar, Nova Califórnia, Aquarius, Centro Hípico, Samburá e Gargoá. Em novembro, a campanha atenderá a zona rural da cidade, chegando aos bairros de Parque Veneza, Agrisa, Araçá, Pacheco e Angelim.

    O QUE É A RAIVA?

    A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados (incluindo animais silvestres). O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

    É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido.

    Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973, pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos da doença em cães e gatos há duas décadas, podendo caracterizar controle da variante 2, que corresponde à transmissão por cães.

    LOCAIS DE VACINAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA

    Vila do Sol - Rua Flor de Maio, 120 (Praça da Vila do Sol)
    Guarani - Avenida Bispo Almir dos Santos (Praça do Guarani)
    Manoel Corrêa - Rua Panamá S/N (Escola Themira Palmer)
    Praia do Siqueira - Rua Rio de Janeiro, 04
    Palmeiras - Rua Vitória, 308
    Gamboa - Rua José Rodrigues Póvoas (Praça da Gamboa)
    Peró - Rua do Moinho, 25
    Cajueiro - Rua Machado de Assis, 15
    Jardim Caiçara - Rua Índia, 40
    Parque Burle - Rua Alemanha (Praça do Parque Burle)
    Braga - Rua José Maria Gil, 813
    Vila Nova - Praça da Vila Nova
    Passagem - Praça da Bandeira
    Itajuru - Ginásio Alfredo Barreto


    Recanto das Dunas - Rua Angustura, 55

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook