• Click aqui

    Peixe "fumando" e Cavalo Marinho carregando máscara - Concurso de fotos revela detalhes da presença do lixo no mar.



    Um concurso de fotografias dedicado à vida marinha, em todo o mundo, o Ocean Photography Awards deste ano revelou imagens curiosas e preocupantes sobre o ambiente marinho e a forma como as espécies da fauna marinha estão “se adaptando” à presença do lixo no mar. A premiação foi dividida em oito categorias e esse ano revelou esses curiosos destaques sobre a poluição dos oceanos.

    Cavalo marinho carregando máscara.
    Em uma dessas imagens, do canadense Steven Kovacs, um pequeno molusco flutua sobre um pedaço de lixo. A imagem ficou em terceiro lugar na categoria “conservação”. "Fiquei bastante surpreso ao ver essa fêmea em particular se arrastando enquanto segurava um pedaço de lixo", revela o autor da fotografia.


    A imagem, segundo o fotógrafo, foi feita nas Filipinas durante um mergulho noturno em águas profundas. É também de Kovacs a imagem de um peixe lagarto que tenta comer um filtro de cigarro. Essa imagem ficou com menção honrosa no concurso. “Foi uma das únicas situações que eu tive que intervir”, escreveu. A foto foi feita na costa da Flórida.

    Outra imagem curiosa mostra um cavalo marinho carregando uma máscara descartável pela cauda e é de Nicholas Samara. A imagem foi captada em 2020, nos arredores de Stratoni, na Grécia.

    OS “FLAGRANTES” ESTÃO ESCONDIDOS POR TODO O MUNDO

    Não é só nesses locais que a presença real de lixo de toda espécie no mar é uma ameaça. Estudos recentes apontam que em 2050 haverá mais lixo do que peixes no mar, unitariamente. E flagrantes como esse são preocupantes porque mostram até mesmo que a fauna marinha parece já se “adaptar” às “espécies invasoras”.

    A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC) realiza campanhas permanentes de educação ambiental em suas redes sociais, e nas praias da reserva durante mutirões de limpeza. Na última delas, durante o CleanUp Day (18 de setembro) foram retirados mais de 400 quilos de lixo de quatro praias da cidade.

    “E o que nos preocupa é a chegada de mais uma temporada de verão. A primeira em que se espera um recorde de turistas no que podemos chamar de pós-pandemia. Por isso, cada vez mais temos que conscientizar as pessoas que aqui chegam sobre a importância de cada uma delas fazer sua parte. É usufruir sem poluir e degradar, conservar e cuidar para que as futuras gerações, nossos filhos e nossos netos, possam sobreviver”, define o presidente da AREMAC, Eraldo Cunha.

    Cavalo Marinho – Foto: Nicholas Samara - Ocean Photography Awards)
    Peixe “fumando” – Foto: Steven Kovacs (Ocean Photography Awards)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia