• Click aqui

    Covid-19: Cabo Frio terá mutirão da testagem rápida nesta segunda (24) e terça (25) .




    Com o objetivo de ampliar o número de pessoas testadas, e acompanhar a evolução dos casos da Covid-19, a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar, nesta segunda (24) e terça (25), um mutirão de testagem rápida em cinco pontos da cidade.
    A ação acontecerá das 10h às 16h, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Praça Porto Rocha, no Centro; na Praça de São Cristóvão; no estacionamento Supermercado Extra, no bairro Braga; no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, e no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios.

    Para o mutirão não é preciso agendar horário de atendimento. Basta apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. O uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca será obrigatório.

    Para o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, a ação visa ainda buscar o isolamento em casos de assintomáticos.

    “Ampliando a testagem de pessoas, podemos buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar, para evitar a disseminação do vírus, pois vamos identificar além das pessoas com sintomas gripais, pessoas assintomáticas que testaram positivo para o coronavírus”, explicou Felipe Fernandes.

    O teste rápido é feito a partir de uma amostra de sangue por punção digital. Para que o resultado seja eficaz e confiável, o exame só será feito em pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Essa determinação acontece por conta da detecção de corpos aplicados na vacina, que podem gerar um falso resultado positivo.

    TESTAGEM PARA DETECÇÃO DA COVID-19 SEGUE NAS UNIDADES DE SAÚDE E DRIVE-THRU

    Quem perder o prazo da testagem no mutirão desta segunda (24) e terça (25), ainda poderá fazer o teste rápido de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para o coronavírus nos demais dias da semana na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias em Saúde da Família (ESF) do município.

    Além disso, Cabo Frio também possui testagem rápida em sistema de drive-thru, exclusivamente para pessoas que fizeram agendamento prévio, que acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, pelo telefone 0800 021 6590. O drive-thru está localizado no estacionamento do mercado Extra, no Braga, onde antes funcionava um posto de gasolina. A entrada será pela Rua Omar Fontoura, paralela à Avenida Teixeira e Sousa.

    Fora do mutirão, o teste rápido é feito somente em pessoas que estejam a partir do oitavo dia de sintoma da Covid-19.Para o atendimento é obrigatório o uso de máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca. Também será exigida apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

    TESTE SWAB PARA PESSOAS A PARTIR DO PRIMEIRO DIA DE SINTOMA

    Já o cidadão que está entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas pode realizar o teste Swab RT-PCR para detecção da Covid-19. Ele é feito na Tenda da Triagem (ao lado da UPA do Parque Burle), na UPA de Tamoios e na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Porto do Carro, Gamboa, Praia do Siqueira/Palmeiras e Florestinha. Nas ESFs o funcionamento é segunda e quarta-feira, das 13h às 16h, e terça e quinta-feira, das 8h às 16h.

    Além de todas as ações para identificação do diagnóstico, e demais medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio destaca que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara corretamente e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

    Um comentário:

    1. Uma vergonha dizer que na upa de tamoios faz testagem já fui com paciente lá e só depois de 3 idas que eles decidiram testar
      Mesmo com o mesmo apresenta do quadro de pneumonia e febre tive que ir até aí posto de santo Antônio e lá sim com um bom atendimento tiramos a dúvida

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia