• Click aqui

    Visita à área quilombola aldeense debate políticas públicas voltadas à cultura.




    A Secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia realizou uma visita à Comunidade Quilombola Caveira Botafogo, localizada na área rural do município. A medida tem o intuito de aproximar os agentes culturais da área de remanescentes africanos com a gestão municipal, considerando o grande valor histórico da localidade para a cidade, além de debater políticas públicas de fomento ao setor.

    A visita foi conduzida pelo representante presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Caveira Botafogo, Roberto dos Santos, chamado de Robertão. A equipe conheceu as instalações da entidade e da Escola Quilombola Municipal Rosa Geralda. O tour percorreu pontos estratégicos da história da localidade, como a entrada da Fazenda Campos Novos e o trajeto feito pelos escravos no início do povoamento do local.

    “É como voltar no tempo e entender mais de perto a história da nossa cidade e até mesmo do nosso país. Por isso, é muito importante traçar políticas públicas para que toda riqueza cultural deste povo seja preservada, valorizada e compartilhada em nossa cidade”, disse o secretário de Cultura, Thiago Marques.

    A visita introduz, ainda, a iniciativa do mapeamento cultural nos bairros do município, que tem o objetivo de manter as tradições do município vivas, com a criação de uma agenda cultural que atenda todas as localidades, com suas histórias e especificidades.

    O Quilombo da Caveira faz limite com os municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio e Araruama. A área foi ocupada antes da abolição da escravatura, com o trabalho na lavoura e com criação de pequenos animais pelos negros. O local fazia parte da Fazenda Campos Novos e era usado para a colocação de carcaças de gado morto, bem como o enterro dos corpos de escravizados.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia