• Sindicato dos Jornalistas com nova diretoria e vai lutar contra os Fake News.

    Mario Souza é o novo presidente.



    Um conjunto de ações para prevenir as “fake News” (notícias falsas) e a banalização da profissão, especialmente no serviço público, estão entre as metas da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio (SJPERJ), presidia por Mário Souza, que tomou posse ontem de forma virtual por causa da pandemia do coronavírus. Renovada, a diretoria vai representar os jornalistas de 91 municípios fluminenses. Somente a capital está fora da área de atuação do SJPERJ.

    Durante a posse, foram anunciados os nomes dos delegados que vão representar o sindicato em todas as regiões do Estado do Rio, inclusive no Sul Fluminense, que há dois meses voltou a ser representado pelo SJPRERJ. Mário Souza, de Niterói, ficou à frente da chapa Jairo Mendes, nome escolhido em homenagem ao jornalista que presidiu o sindicato durante a ditadura militar.

    -- Temos muitos desafios à frente em defesa do jornalista profissional. Foram criadas as delegacias regionais para aproximar o sindicato dos seus associados no interior. Temos um problema gravíssimo a tratar sobre a banalização da profissão nas assessorias de imprensa das prefeituras, câmaras municipais e outras entidades do interior do estado – disse Mário Souza.

    A maioria dos novos diretores defende a criação de uma espécie de selo de qualidade para identificar os veículos, seja impresso ou que ocupam as redes sociais, para identificar aqueles que tenham um responsável, com informações sobre endereço, e-mail e telefone de contato.

    -- Vamos lançar uma campanha para orientar a população. A maioria das “fake News” saem de órgãos que não possuem nenhuma responsabilidade com a informação e com seu público leitor. Além disso, vamos procurar as autoridades municipais, estaduais e federais para a elaboração de leis que protejam a categoria profissional dos jornalistas e ao mesmo tempo a sociedade – acrescentou Mário Souza.

    Um dos novos diretores, Pinheiro Júnior, com passagens pelos jornais Última Hora, O Fluminense e O Globo, entre outros órgãos, vai comandar o conselho de ética do sindicato, que também terá representante na Federação Nacional de Jornalistas:

    -- O sindicato enfim se expandiu para todo o estado, cumprindo seu dever de representar os companheiros nas redações.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook