• Click aqui

    Cabo Frio anuncia medidas de incentivo ao turismo náutico.

    Anúncio foi feito após solenidade no Marlim Azul da Praça da Cidadania



    Na semana em que Cabo Frio sedia um dos maiores torneios de pesca esportiva oceânica do mundo, a Prefeitura anuncia uma série de medidas com o objetivo de fomentar o turismo náutico na cidade. A novidade foi revelada pelo secretário adjunto de Turismo, Carlos Cunha, que junto com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Flávio Rosa, participou, na manhã desta terça-feira (26), da solenidade de colocação da placa informativa sobre o Marlim Azul em exposição na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte.


    A solenidade fez parte da programação da 28ª edição do Marlim Invitational, que começou no último dia 23 e segue até o próximo dia 31 de janeiro. O evento é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), por meio da subsede da instituição no município, conta com apoio da Prefeitura, e este ano tem a participação de cerca de 18 embarcações e mais de 70 competidores de todo o mundo.

    “Este Marlim em exposição na Praça da Cidadania é apenas uma réplica reduzida do maior Marlim que já foi pescado no mundo, que foi em fevereiro de 2001, em águas cabo-frienses, durante uma edição do Marlim Invitational. O Marlim original tinha mais de quatro metros de comprimentro, pesava cerca de 575 quilos, e 20 anos depois continua sendo o recorde mundial”, contou Eurico Soares, pescador responsável pela façanha, lembrando que hoje a pesca esportiva acontece de forma sustentável com devolução do peixe ao mar após medição e pesagem.

    Vicente Arruda, comodoro do Iate Clube do Rio de Janeiro, lembrou que Cabo Frio é a capital mundial do Marlim de grande porte. “Isso acontece devido aos ventos fortes na costa da cidade que, ao mesmo tempo que tornam a pesca difícil, ajudam na preservação da espécie”, contou, explicando que a pesca esportiva acontece a 60 milhas da costa (cerca de 110 km), e que a etapa de Cabo Frio é classificatória para o mundial, que acontece na Costa Rica.

    ORDENAMENTO E INCENTIVO AO TURISMO NÁUTICO

    Logo após a colocação da placa com informações sobre o Marlim Azul, o secretário adjunto de Turismo, Carlos Cunha, revelou algumas medidas que estão sendo tomadas com o objetivo de fomentar o turismo náutico em Cabo Frio.

    “Estamos atuando com foco nos turismos náutico, ecológico e esportivo, que são modalidades sustentáveis, que podem ser trabalhadas sem causar aglomeração, como requer este momento de pandemia que estamos vivendo. E pegando o gancho do Marlim Invitational, temos muitas novidades com relação ao turismo náutico que podem trazer excelentes resultados para Cabo Frio”, contou Carlos Cunha.

    Algumas das ações anunciadas já estão acontecendo. É o caso da abertura do píer no Terminal de Transatlântico para utilização das embarcações. Pelas regras, o embarque e desembarque pode ser feito por, no máximo, duas embarcações de forma simultânea, com tempo máximo de 5 minutos. Outra medida que já está funcionando é a reabertura do Terminal de Passeio de Barcos, cedido à Associação de Barcos de Passeio, que agora é responsável pela manutenção do espaço.




    “Além disso, estamos trabalhando no ordenamento das canoas havaianas com o projeto sendo todo custeado pela iniciativa privada. Também estamos fazendo uma revisão geral na Lei Municipal Nº 1.735/2003, que regulamenta a atividade náutica. Essa Lei é da época do acidente com o Tona Galea. De lá pra cá a atividade náutica se transformou tanto que deixou essa Lei desatualizada. Então já estamos trabalhando nessa revisão junto com a Capitania dos Portos, com a Guarda Marítima, com a secretaria de Meio Ambiente, com o Planejamento e também com a Posturas, de forma a tornar a atividade mais organizada e segura para todo mundo”, explicou Carlos Cunha.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia