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    Preste a atenção na Black Friday e tome cuidado com os perigos neste período.




    Empreender no Brasil é tido como sinônimo de arriscar. Principalmente quando falamos do mercado de e-commerce, esse risco cresce ainda mais pela exposição às fraudes que esse modelo de negócio enfrenta. Não é à toa que o Brasil disputa anualmente com o México o posto de país com maiores índices de fraude do mundo.

    É muito importante que o empreendedor esteja atento aos riscos do seu negócio, especialmente no seu preparo para o maior evento do e-commerce brasileiro. Se não planejada, a Black Friday pode ser uma grande ameaça do ponto de vista de fraudes e desacordos, trazendo os famosos chargebacks.

    Entenda os riscos que podem vir com a Black Friday e saiba como se preparar para não ser pego de surpresa:
    O risco do seu estoque

    Com a sazonalidade da data, é muito importante um planejamento adequado do seu estoque e a garantia de uma boa comunicação entre ele e sua plataforma. Um estoque superdimensionado pode te fazer terminar a Black Friday com grande parte dos produtos encostados.

    Por outro lado, com um estoque subdimensionado, você pode vender além do que possui, gerando um grande número de reclamações por demora nas entregas. Esse elevado tempo no frete de entrega causa cancelamento de compras e chargebacks por desacordo.

    Por isso, durante a Black Friday, esteja pronto para garantir que existe consistência entre seu estoque e o que está sendo vendido no seu site, inclusive monitore os índices de venda dos seus produtos para garantir que não falte produto para entregar nem sobre muito dentro de casa.
    O risco na animação de seus clientes 

    Além dos fraudadores estarem prontos para atacar e se disfarçar no meio da multidão, na Black Friday, a empolgação dos compradores pode resultar em prejuízo para seu e-commerce. Muitas das compras são feitas por pessoas que não são os donos do cartão que estão usando, e isso pode causar confusão.

    É o que chamamos de “fraude amigável”, ou seja, quando alguém usa o cartão de um amigo ou parente, sem a autorização, ou sem o total consentimento dele. O que acontece depois é que o dono do cartão não lembra ou não sabia da compra e acaba pedindo o chargeback. Para evitar isso, você deve garantir uma boa checagem sobre a relação de quem está comprando e do dono do cartão.
    O risco da sua empolgação

    É verdade que durante a Black Friday, muitas pessoas idôneas aproveitam para comprar seus produtos com desconto e assim se tem uma grande oportunidade de aumentar seu faturamento. Porém, como a Black Friday é um momento no qual normalmente ocorre uma grande euforia por parte dos compradores, o comportamento de compra não é exatamente como o de costume.

    Nesse momento, os fraudadores se aproveitam do grande volume de transações e da empolgação da loja online em aprovar mais transações para camuflar transações fraudulentas. Para evitar que isso aconteça, garanta que o crivo da sua solução antifraude esteja ainda mais afinado durante o período de grandes vendas. Vale contar também com tecnologia sofisticada para detectar comportamentos de fraude e pinçar essas vendas ruins.

    Para comemorar um fim de ano de grandes vendas, pouca fraude e zero prejuízo é importante ter calma e atenção com seu planejamento e clientes do seu e-commerce. Outra dica importante é contar também com um parceiro que te ajude a tomar as decisões mais corretas e que assuma as responsabilidades sobre o seu negócio, como por exemplo, garantir que suas transações são seguras e que você não vai ter prejuízos com fraude. Assim você evita incontáveis chargebacks por produtos não recebidos ou desacordos, o que pode levar, inclusive, a multas das bandeiras junto aos processadores e adquirentes.

    Sim, empreender no e-commerce brasileiro pode ser arriscado. Porém, como diz Warren Buffett, “Risk comes from not knowing what you are doing” (em português: “o risco vem de não saber o que você está fazendo”).

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