• Click aqui

    Upa de Tamoios tem fisioterapeuta 24 horas capacitados para atender em casos de pacientes com covid 19.




    Fisioterapeutas do serviço municipal de reabilitação passam a atuar a partir desta segunda (05) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios, distrito de Cabo Frio. Os profissionais integram a equipe de urgência e emergência, e serão responsáveis, junto com os demais profissionais da unidade, pela ventilação mecânica dos pacientes. Eles vão atuar todos os dias em sistema de plantão, sendo um por dia.
    Segundo a coordenadora-geral de Reabilitação, Gisele Bastos Peixoto, essa é a primeira vez que a UPA de Tamoios terá uma equipe de fisioterapeutas 24 horas. “É muito importante na hora de uma urgência, de uma intubação por ele ser responsável pela ventilação mecânica, pelos modos ventilatórios que vão manter o paciente vivo e com melhor qualidade respiratória”. Ela destacou ainda que os profissionais que vão atuar na UPA de Tamoios já faziam parte da rede municipal de saúde.

    Em função da pandemia e do decreto estadual de encerramento das atividades ambulatoriais, parte dos profissionais dos CRM’s realizaram tele-reabilitação e o restante da equipe foi treinada para o enfrentamento da Covid-19 no Hospital Unilagos. Atualmente, duas unidades prestam atendimento fisioterápico ambulatorial em Cabo Frio: o Centro Municipal de Reabilitação (CMR) do Novo Portinho e do Jardim Esperança. 

    Já o posto de São Cristóvão abriga a Central Reguladora de Ambulâncias e o do Jacaré está em reforma. Nos dois casos as mudanças foram feitas por causa da Covid-19. Os atendimentos foram redirecionados para as unidades em funcionamento, que retomaram o atendimento presencial de forma gradual com 50% da capacidade, sendo um paciente por horário. 

    Desde a reabertura gradual, em meados de agosto, o CRM do Novo Portinho registou cerca de 500 atendimentos por mês. Antes, a média era de 1.500. No último fim de semana, o fornecimento de energia elétrica no espaço foi regularizado por decisão judicial que considerou a unidade atividade essencial ao tratamento das pessoas com deficiência. O local atende tanto crianças quanto adultos, além de todo tipo de sequela traumato-ortopédica, bem como oferece serviço de fisioterapia oncológica e RPG. 

    Unidades disponíveis diariamente das 8h às 17h:

    CMR Novo Portinho
    Av. Henrique Terra, s/n – Portinho.
    Tel. 2648-1222.

    CMR Jardim Esperança
    Estrada Velha de Búzios, anexo ao Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança.
    Tel. 2629-9599 / 2629-1890.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia