• Click aqui

    Saúde recebe capacitação de coleta e doação de órgãos e tecidos.

    Na imagem : Dr. Bruno Alpacino ( blazer branco ) - Secretário de Saúde de Cabo Frio. 
    Dra. Cenir Amorim - Diretora Médica do HMSJO
    Dr. Sidney Pacheco ( momento em que bebia um copo d`agua por isso estava com a máscara abaixada )

    A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do município de Cabo Frio recebeu na manhã desta terça-feira (6), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, capacitação de coleta de órgãos e tecidos para atuar como Organização de Procura de Órgãos (OPO), setor vinculado ao Programa Estadual de Transplante (PET) para organizar a logística da procura de doadores nos hospitais. 

    O curso, ministrado pelo Coordenador do PET, Dr. Sidnei Pacheco, teve como objetivo capacitar a Comissão, que atua no Hospital São José do Operário, para coordenar a microrregião de transplante de órgãos, que abrange as cidades de Rio Bonito a Macaé. 


    O município se tornou referência na coleta de órgãos com a comissão multidisciplinar. A função da equipe, a partir de agora, será orientar os profissionais de saúde da região, monitorar as unidades médicas, elaborar rotina para oferecer as possibilidades de doação, levando ainda a conscientizando e esclarecimento sobre doação. A equipe de Cabo Frio será a única em todo o estado com atividades 24 horas por dia. Para realização das atividades, foram aplicadas todas as normas de prevenção e combate ao coronavírus. 

    Participaram do encontro ainda a Dra. Cenir Amorim, diretora médica do Hospital Municipal São José Operário, e o secretário de Saúde, Dr. Bruno Alpacino. 

    “A equipe capacitada agora como OPO irá atuar de forma remota com os profissionais de outras cidades, oferecendo condições e possibilitando assim que o doador de órgão consiga salvar outras vidas”, explica Bruno. 

    Atualmente existem mais de 45 mil pessoas na fila para receber uma doação.

    "A capacitação de órgãos não é um trabalho é uma causa. A cidade de Cabo Frio é exemplo de dedicação, transparência e seriedade na capacitação de órgãos”, comentou Doutor Sidney Pacheco.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia