• Click aqui

    Operação remove carcaça de baleia de 15 toneladas em Maricá.

    Foto : INEA



    Uma operação especial, sem final feliz, foi montada no sábado (5) na Praia da Restinga, em Maricá, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para remover uma baleia jubarte de 9,6 metros, que apareceu morta na Área de Proteção Estadual de Maricá.

    A carcaça do animal, um macho com peso estimado em 15 toneladas, foi removida por agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A baleia estava em estágio avançado de decomposição. Mesmo assim, foi feita a coleta de tecidos para determinar a causa da morte.

    O corpo foi levado para o Aterro Sanitário de Ipiabas, em São Gonçalo, Região Metropolitana, em uma ação que contou com apoio da prefeitura de Maricá e veterinários do Projeto Maqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializado em mamíferos aquáticos.

    A baleia jubarte estava na lista de animais ameaçados de extinção até 2014, quando mudou um patamar na classificação do Ministério do Meio Ambiente e passou para a categoria "quase ameaçada", graças à reprodução no litoral brasileiro.


    Elas costumam ser avistadas neste período, entre julho e dezembro, quando deixam a Antártida, em período reprodutivo.

    Geralmente, as jubartes, que podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas, costumam ter como destino os litorais do Espírito Santo e da Bahia, onde fica Abrolhos, principal berço reprodutivo no país, segundo o Projeto Baleia Jubarte.
    Fonte : CNN

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia