Na internet, whatsapp, está circulando uma postagem falando, infelizmente, do falecimento do Senhor Jairo Saraiva, 82 anos, na cidade de Cabo Frio. Ele ficou internado no Hospital Unilagos, referência para tratamento contra a covid 19. Na postagem menciona a família com dúvidas a respeito do que provocou a morte do senhor. Declara que a equipe médica teria cometido um equívoco. Nossa reportagem foi buscar informações a respeito do caso para esclarecer a população sobre o assunto e conversamos com a direção da unidade, com os médicos que estavam de plantão e todos lamentaram a perda. A direção declara que o procedimento foi o correto, que todas as medidas para salvar a vida do paciente foram tomadas.
Recebemos a seguinte nota da Prefeitura Municipal de Cabo Frio:
"A Prefeitura de Cabo Frio informa que o paciente Jairo Augusto Saraiva, de 82 anos, deu entrada no Hospital Unilagos no dia 26/08/2020 em estado gravíssimo. Ele apresentava o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Insuficiência Renal. Como apresentou compatibilidade com os sintomas, registrou-se como suspeita de Covid-19. O paciente já chegou à unidade com quadro de desnutrição e demência avançada e foi a óbito em menos de 24 horas. O o resultado do exame para Covid-19 deu negativo, mas o paciente apresentava os sintomas da doença e foi tratado como recomenda o Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que o paciente foi tratado com medicamentos para 'sepse', uma vez que não há medicação específica para a Covid-19."
Segundo a postagem, a dúvida da família estaria baseada no resultado do exame, que deu negativo, mas então os médicos explicaram que os testes não tem sensibilidade para identificar a Covid 19 com 100% de precisão e que o quadro médico é considerado.
"Imagine você, com falta de ar, rins parando e realiza o exame rápido para saber se foi contaminado. Aí o exame dá negativo e o médico te manda para casa... Fizemos o contrário, o exame deu negativo e nós o tratamos pois era a coisa certa a fazer. Qual o médico que deseja a morte de alguém ? A vitória do paciente que sobrevive a Covid 19 é a nossa vitória também." Declarou um dos diretores da unidade, lembrando que o estado do Senhor Jairo era gravíssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário