• Click aqui

    Cabo Frio celebra Dia Nacional de Doação de Órgãos com ação na Praça Porto Rocha.




    A equipe da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estará nesta sexta-feira (25), das 9h às 14h, na Praça Porto Rocha, em uma ação para tirar dúvidas sobre o processo de doação de órgãos e tecidos, bem como conscientizar sobre a importância de ser um doador. 



     O evento, promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos, no próximo dia 27. 



    Segundo a coordenadora da Comissão, Lilian Moraes Brandão, para ser um doador de órgãos basta conversar com os familiares e expressar esse desejo. "Com esse consentimento em vida a família pode dar andamento ao processo e ajudar muitas pessoas que aguardam ansiosas por um transplante". 

    Lilia Brandão - Coord. da CIHDOTT.


    Ainda de acordo com Lilia, na fila de doação no Brasil são mais de 30 mil pessoas aguardando por um órgão ou tecido. São pacientes não tem mais nenhum tratamento efetivo e só o transplante pode solucionar o caso. A captação de órgãos de um doador pode ajudar, no mínimo, 6 pacientes diferentes.


    O trabalho da Comissão é atuar na busca ativa de um potencial doador até a identificação do paciente para morte encefálica. Fazem parte da equipe cinco enfermeiros plantonistas, três diaristas e uma assistente social. Além disso, o município está implantado a Organização de Procura de Órgão (OPO), que vai organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais na região até Macaé, sob a gerência da Central de Transplantes e do Sistema Estadual de Transplantes. Os trâmites ainda estão andamento e a equipe será treinada para executar essas funções.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia