• Click aqui

    Cabo Frio realiza sétima captação de órgãos no Hospital São José Operário.



    Uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) esteve na manhã desta sexta-feira (27), no centro cirúrgico do complexo São José Operário / Hospital Central de Emergência (HCE), em São Cristóvão, para realizar uma cirurgia de captação de órgãos. Esta é a sétima captação em parceria com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio. As famílias dos dois pacientes que sofreram morte cerebral autorizaram a doação.

    Desde o ano passado, foi implantada no município a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que entrou em funcionamento em abril do mesmo ano. Com isso, Cabo Frio passou figurar na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO). De acordo com as diretrizes nacionais, cabe às comissões identificar possíveis doadores. Para isso, há todo um trâmite a ser percorrido, desde o diagnóstico de morte encefálica à criação de métodos junto às famílias para a possibilidade da doação.

    “Precisamos agradecer aos familiares do doador. Cabo Frio é referência no estado e a equipe do município está há quase 36 horas verificando todos os procedimentos necessários para garantir que outras vidas sejam ajudadas com estes órgãos”, explicou a diretora médica, Cenir Amorim.

    O prefeito Dr. Adriano Moreno, que é médico, esteve na unidade e destacou o trabalhou de todas as equipes. “Este é um momento de esperança para aqueles que estavam na fila do transplante. Quero agradecer aos familiares, que em um momento tão triste e de perda, encontrou amor e sensibilidade para ajudar ao próximo. Como médico, fico emocionado em ver o tamanho empenho da equipe de médicos e enfermeiros, a dedicação em ajudar outras pessoas, dando a chance de uma nova vida, finalizou o prefeito.

    A cirurgia de retirada dos órgãos do segundo paciente segue neste sábado (28). Os receptores estão em hospitais da capital.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia