• Click aqui

    Bandeira Azul ficará hasteada por 12 meses, no Peró, em Cabo Frio.



    A Bandeira Azul da Praia do Peró poderá ser hasteada no fim do ano para uma temporada plena, de 12 meses. A previsão foi feita pelo Secretário municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, ao acompanhar a coleta de água de maio. O exame, uma exigência do projeto Bandeira Azul, é feito de 20 em 20 dias para atestar a qualidade da água, requisito primordial para as praias que desfraldam o título internacional de qualidade.

    Mário Flávio explicou que já foram feitas coletas de água, com resultados excelentes, ao longo de dois anos, o que permite à coordenação local da Bandeira Azul pleitear o hasteamento da bandeira pelo período pleno. Nas duas últimas temporadas, os hasteamento se deram apenas por períodos curtos (no verão) porque o número de coletas era insuficiente.

    -- Nestes dois anos, os exames, feitos em laboratório oficial autorizado pelo projeto Bandeira Azul, atestaram a qualidade excelente das águas da praia do Peró. Ao todo, são 34 exigências para mantermos a Bandeira Azul, mas a qualidade da água é essencial – explicou, destacando também a importância do ordenamento para que se mantenha o selo.

    A temporada 2019/2020 da Bandeira Azul foi encurtada por causa da interdição da praia devido à pandemia do covid 19. A praia continua interditada, com proibição de aglomerações e banho. A Bandeira Azul foi um pedido de ambientalistas, moradores e veranistas através do movimento Amigos do Peró, que contou com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio nas últimas três gestões para formalizar a candidatura e atender as exigências da coordenação nacional do projeto.

    -- Já foi feito o pedido para a renovação da Bandeira Azul para o período pleno. A candidatura é submetida ao júri nacional e depois ao internacional, que se reúne em Copenhague. Se tudo correr como esperamos, vamos novamente hastear a bandeira em novembro ou dezembro – previu Mário Flávio.

    Durante a pandemia, a comunidade está se reunindo com os principais candidatos à Prefeitura de Cabo Frio para garantir a continuidade do projeto Bandeira Azul nos próximos anos:

    -- A melhora substancial da qualidade do turismo, o ordenamento da praia no trecho certificado e a chegada de novos hotéis, gerando emprego e renda, são conquistas que precisamos assegurar e buscar novos empreendimentos. Para isso, precisamos do apoio da atual e da futura gestão – disse o ex-deputado e ex-prefeito de Petrópolis, Leandro Sampaio, que integra os Amigos do Peró.

    Um comentário:

    1. Alguém pode me dizer alguma outra coisa que doutor bosta moreno tenha investido em cabo frio além dessa Bandeira azul

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia