• Click aqui

    VANDALISMO - Prejuízos em espaços públicos de São Pedro da Aldeia .



    Além de causar prejuízo financeiro e ser um ato criminoso, a depredação de prédios e equipamentos públicos também provoca grandes danos sociais. Os bens danificados por algumas pessoas acabam prejudicando toda a coletividade.

    Um exemplo recente foi o que ocorreu essa semana, na Rodovia RJ-140, na altura do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia. O entorno de vidro temperado do abrigo de passageiros de ônibus, instalado próximo à passarela do Campo Redondo, foi quebrado, com sinais de vandalismo.

    Além do prejuízo financeiro, impondo à administração pública gastos que não estavam previstos, atitudes como esta prejudicam ainda mais os moradores que utilizam o transporte público no município. Agora, eles precisarão esperar suas conduções em um ambiente depredado e expostos ao sol e à chuva.

    Para evitar esses transtornos coletivos, a Prefeitura recomenda aos cidadãos fazerem bom uso e ajudarem a preservar os espaços públicos. É importante que a população denuncie situações de vandalismo à Guarda Civil Municipal, pelo número 153. Se enquadrada como dano ao patrimônio público, a prática é considerada um ato criminoso previsto no Art. 163 do Código Penal. Em caso de flagrante delito, o acusado será detido e encaminhado à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência. 

    De acordo com dados da Guarda Civil Municipal, danificação de banheiros públicos, pichação de prédios públicos e depredação de iluminação pública e lixeiras em locais públicos (principalmente em prédios escolares e praças), são as ações mais realizadas na cidade, dentro deste contexto.

    “É visando a melhoria na qualidade do serviço e a preservação dos bens públicos que fazemos esse alerta a toda população, nós precisamos da colaboração de todos. Vamos cuidar e valorizar o que é nosso”, pediu o prefeito Cláudio Chumbinho.

    A Prefeitura também faz um alerta sobre a depredação em pontos de iluminação pública dos bairros. Não é difícil para as equipes de manutenção encontrarem luminárias públicas danificadas, com sinais de vandalismo, fios cortados ou ausência da fotocélula responsável pelo acendimento dos postes.

    Em casos assim, o prejuízo ultrapassa a esfera financeira. A depredação dos pontos aumenta a escuridão e diminui a sensação de segurança dos moradores que, mais uma vez, são os mais atingidos pela ação. A reposição do material depredado faz com que a equipe volte ao local para refazer o serviço, enquanto poderia estender novos atendimentos a demais bairros da cidade.

    Um comentário:

    1. Poderiam criar como em outras cidades monitoramento. Pelo menos em pontos estratégicos. Ficaria fácil identificar. Sou moradora do campo redondo. E um absurdo a escuridão e risco . Após a saída do Costa azul. Inadmissível. Vamos cuidar disso tb porque são anos de Descaso. Inclusive chamada de curva da morte.

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia