• Click aqui

    Nível das águas do Canal do Itajuru sobe e atinge gramado do Costa Azul Iate Clube.






    Aos poucos, o nível do Canal do Itajurú foi subindo e, por volta das 15h, a água entrou no gramado e jardim do Costa Azul Iate Clube provocada pela ressaca no mar.  Rapidamente, equipe de funcionários do clube, conseguiram amarrar algumas embarcações para evitar que se chocassem com a borda do cais e até com outros barcos. O diretor de Náutica, Valter Luís Machado, orientou a organização do setor náutico do clube.  

    Desde o começo de abril, a Marinha do Brasil vem emitindo alertas sobre ventos fortes, em alto mar, em todo litoral brasileiro com ondas de até 3 metros de altura e provocaria ressaca que aconteceu na tarde do dia 09 (quinta-feira).  (Aviso nr 333/2020 - aviso de ressaca Marinha do Brasil - Emitido às 1500 hmg - qui - 09/abr/2020 -Ressaca entre Chuí (RS) e Cabo de São Tomé (RJ). Ondas de s/se 2.5/3.0 metros).

    As águas não entravam no clube desde o começo dos anos 2000, há quase 20 anos, quando uma ressaca, também na parte da tarde, tornou a maré alta, encheu o Canal, atingiu o salão nobre do clube, e o gramado com a água entrando na casa de máquinas das piscinas. 
    -Nossa equipe de colaboradores é experiente, e conseguimos, rapidamente com ajuda de outros marinheiros e de nosso diretor de náutica a organizar o setor da náutica-, disse o Comodoro Marcos Tavares.  

    Pela manhã, a Defesa Civil de Cabo Frio alertou para ventos fortes, com Vento Sudoeste a 20Km/h com rajadas de 30Km/h, e a máxima prevista para o dia seria de 30Km das 9:00h as 18:00h. As ondas na Praia do Forte chegariam até, 1,5mt com intervalo de 15segundos. 
    Conforme estudos, na lua nova e na lua cheia, o Sol e a Lua estão em SIZÍGIA, pelo que as suas forças de maré se reforçam mutuamente, pelo que a superfície do oceano sobe e desce mais que o normal, resultando em marés com amplitude superior à média («marés vivas» ou «marés de cabeça»).
    O Comodoro do clube Marcos Tavares, ressalta que a entrada da água no clube foi influenciada mais pela maré de sizígia.  Agora resta esperar a natureza voltar a calmaria.  O Costa Azul Iate Clube, continua fechado por conta das determinações legais da Pandemia do Coronavírus. Mantém apenas os serviços de rotina com escala de equipes.

    IMPRENSA – 
    Walmor Freitas (22) 99214-3940 (WhatsApp)

    Um comentário:

    1. Que o Canal tome de volta todas as áreas que tiraram dele com aterros e ilhas artificiais, pois quem Paga com Isso é a Laguna de Araruama. Seres humanos fazendo humanices!

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia