• Click aqui

    Estado se mobiliza para apoiar municípios atingidos pelas chuvas.



    O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de suas secretarias, acompanha desde a noite de sábado (29/2) a situação das áreas atingidas pelas chuvas e está em contato permanente com todos os municípios afetados para prestar apoio à população. Todos os órgãos do Estado estão de prontidão para auxiliar as prefeituras. 

    A partir de determinação do governador Wilson Witzel, todos os helicópteros do Estado estão à disposição para levar mantimentos e atender a emergências nos locais atingidos. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos possui um estoque de cestas básicas, kits limpeza e água para abastecer as áreas mais necessitadas. O Rio Solidário está recebendo doações em sua sede, na Travessa Euricles de Matos, 17, em Laranjeiras.

    O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) enviou máquinas para executar reparos em rodovias onde a chuva provocou danos. Equipes da Secretaria de Defesa Civil estão mobilizadas para atender todas as solicitações dos órgãos municipais e também dar atenção aos bairros afetados na cidade do Rio. 

    Possibilidade de chuva forte

    De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), da Secretaria de Defesa Civil, núcleos de chuva moderada a forte atuam sobre as regiões da Baixada Fluminense, Capital, Costa Verde, Baixada Litorânea e Serrana. Para as próximas horas, há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte para todas as regiões do estado.

    Serviço

    A Secretaria de Defesa Civil recomenda que, em caso de chuva forte, as pessoas procurem por um lugar seguro, plano e que fique a um nível elevado do solo. Não se devem atravessar áreas alagadas ou inundadas a pé, pois há risco de choque, queda em buracos ou bueiros abertos, além da possibilidade de se contrair doenças. 

    Para áreas sujeitas a deslizamentos e inundações, a Defesa Civil pede atenção aos alertas, como SMS ou sirenes. A Secretaria mantém um serviço de alerta de desastres naturais por meio de envio de SMS. O cadastro é gratuito. Basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. Saiba mais no site: www.defesacivil.rj.gov.br.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia