• Click aqui

    Boletim coronavírus (15/03): 24 casos confirmados e 95 suspeitos no Estado do Rio de Janeiro.




    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até este domingo (15/03), 24 casos de coronavírus (Covid-19) e 95 suspeitos no estado do Rio de Janeiro.

    Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (1) e Barra Mansa (1), sendo 10 homens e 14 mulheres. Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável. A SES esclarece ainda que registrou os primeiros casos de transmissão comunitária na capital fluminense.

    Plano de contingência

    No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

    O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

    O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

    Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

    Os níveis

    - Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
    - Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
    - Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.
    - Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

    Medidas de prevenção

    - Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
    - Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
    - Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
    - Utilizar álcool em gel nas mãos

    Plano de contingência

    Saiba mais sobre o plano de contingência da SES clicando aqui.

    Dúvidas
    Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia