• Click aqui

    Obra para dragagem da Laguna de Araruama está em fase de contratação pelo Inea




    Previsão é que se a ação inicie pelo Canal Itajuru em até seis meses

    O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) está em fase de contratação da empresa que realizará a dragagem da Laguna de Araruama e a previsão é de que a ação inicie pelo trecho do Canal do Itajuru em até seis meses. O prazo foi estimado durante encontro realizado esta semana na Secretaria Estadual do Ambiente, que contou com a participação da Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria de Meio Ambiente, de representantes do Consórcio Lagos São João, do qual o município faz parte, e do Comitê de Bacia Hidrográfica.


    “O encontro foi positivo porque além de tratarmos de ações para a revitalização da laguna, como a contratação da empresa, alinhamos medidas para Cabo Frio, incluindo agenda com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) por meio do secretário Estadual de Ambiente, Altineu Cortes”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.


    A reunião discutiu estratégias para ações emergenciais e de longo prazo para o revitalização do manancial. Para isso, segundo Mario Flavio, foi realizado levantamento das condições do local, como estudos de barimetria, que verifica a profundidade do canal na extensão que vai da Praia do Siqueira até a Boca da Barra, e o de granometria, que avalia a possibilidade de o governo municipal utilizar a areia do fundo do canal para recuperação das praias lagunares da cidade.


    "A primeira ação emergencial, que será a dragagem no trecho do Canal Itajuru, em Cabo Frio, está em fase adiantada de contratação da empresa que irá realizar o serviço. A dragagem é importante para desassorear o canal e facilitar a renovação da água da laguna com o mar", explicou a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.


    Além dos citados acima, participaram da reunião a assessora jurídica do Consórcio, Aline Araújo; o presidente do Comitê de Bacia, Leandro Coutinho; o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Luciano Silva; o subsecretário estadual da Região Metropolitana do RJ, Marcelo Delaroli; o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa; e o diretor de Fiscalização Ambiental, Fábio Pinto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia