• Click aqui

    Área com barco encalhado é isolada na Praia do Forte, em Cabo Frio.



    Uma ação conjunta entre a Defesa Civil e a Guarda Marítima Ambiental atuou, nesta segunda-feira (6), no isolamento da área da Praia do Forte, onde duas embarcações de passeio, Aloha III e Bracuhy, encalharam no último dia 31 de dezembro. Além desse trabalho, uma equipe da Comsercaf fez a retirada de destroços que estavam na areia. A ação ocorreu para evitar risco aos banhistas já que o mastro de um dos barcos ameaçava cair.

    “Com a demora na retirada das embarcações, uma delas, a Aloha III, se despedaçou com a força das ondas, o mastro ficou inclinado e soltando do assoalho, oferecendo risco aos banhistas que estavam no local. Por esse motivo resolvermos isolar o local até que as embarcações sejam totalmente retiradas”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Marcio Soren.

    A Guarda Marítima notificou o dono da escuna, suspendeu as atividades da empresa no município e abrirá posteriormente um processo administrativo através da Secretaria de Turismo que irá avaliar a retirada ou não da concessão da empresa para operar em Cabo Frio.

    “Cabe a Guarda resguardar a população e tomar as medidas cabíveis para avaliação da qualidade do serviço oferecido pela empresa e se a mesma tem condições de seguir oferecendo os serviços. Não temos prazo específico para a retirada total das duas embarcações, pois depende do proprietário, uma vez que a responsabilidade de retirada e inteiramente dele.”, explicou o superintendente da Guarda Marítima e Ambiental, Jean Pierre de Cristo.

    O secretário de Meio Ambiente, Mario Flávio informou que o proprietário foi notificado para que fosse feita a retirada do combustível da embarcação. “A retirada ocorreu logo pós a notificação. Nossa preocupação era evitar que esse óleo fosse derramado no mar, causando impactos ambientais“, comentou.

    A Comsercaf retirou os destroços da embarcação que se acumularam na areia. Cerca de 15 funcionários fizeram a coleta com o auxílio de 1 retroescavadeira, 1 pá mecânica e 3 caminhões. A escuna Aloha III vai ser totalmente retirada até o fim do dia.

    A Capitania dos Portos é responsável por definir os prazos para retirada da embarcação Bracuhy, que segue encalhada na Praia do Forte.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia