• Click aqui

    Em Arraial do Cabo, Secretaria de Meio Ambiente realiza seminário para esclarecer dúvidas sobre emergência com óleo.



    O vazamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro, principalmente as praias do nordeste, tem sido um dos assuntos mais comentados dentro da pauta de meio ambiente. O desastre fez com que a população ficasse em alerta e cobrasse ações rápidas em casos de emergências como essa que afetam diversas áreas, desde os ecossistemas envolvidos até famílias que dependem de ações extrativistas ou exploração turística para sobreviver. Em Arraial, as ações estão sendo pautadas no monitoramento, capacitação e prevenção, já que o óleo não atingiu nenhuma das praias.

    Em decorrência das “fake news” que circularam em grupos de facebook e whatsapp e alcançaram outros estados, a Secretaria do Ambiente promoveu, na segunda-feira (2), um seminário aberto ao público para esclarecer dúvidas e explicar a real situação sobre o que os órgãos ambientais e os demais órgãos do país estão fazendo em relação ao combate desse óleo que ainda não possui origem comprovada.

    Cerca de 30 pessoas participaram do encontro que abordou sobre a composição do óleo, a toxicidade e suas características, os impactos nos ecossistemas, os processos e tecnologias de remediação e combate, a importância de checar em fontes confiáveis antes de compartilhar notícias que possam prejudicar a região e os aspectos socioeconômicos envolvidos. 

    Na ocasião, o Secretário do Ambiente, Arildo Mendes, reforçou que a ajuda da população é essencial. “Precisamos agir em conjunto fora das redes sociais também. Participar dos seminários, buscar se informar a respeito do que acontece na nossa cidade. O óleo não chegou a Arraial do Cabo, estamos monitorando diariamente a nossa costa e esperamos que não chegue, mas precisamos estar preparados para agir. Em abril deste ano tivemos um episódio com o vazamento de óleo da Petrobrás, que prontamente nos ajudou. Agora a situação é outra, não tem empresa apontada como responsável em nos ajudar”, acrescenta Arildo.

    A Prefeitura de Arraial do Cabo, através do Departamento de Comunicação, se coloca à disposição para esclarecimento de dúvidas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia