Detran faz ações de Educação para conscientizar população sobre trânsito seguro.



Feriados de fim de ano chegando. Férias também. E o que mais se pensa nesta época é colocar o pé (ou as rodas) na estrada. Já o Detran.RJ foca em convencer a população a andar em segurança, seja pra praia, pra serra, ou mesmo quem vai ficar em sua cidade. Por isso, o Detran começa nesta semana uma campanha educativa para orientar o povo fluminense a circular de forma segura e com o carro em ordem.

Desenvolvida pelo setor de Educação do departamento, a ação promoverá uma série de blitzen educativas. São as operações que não têm o objetivo de punir, mas sim de conversar com os condutores, entregar material educativo e também ensinar as crianças qual é o melhor comportamento no trânsito – e por sua vez, que elas sejam um forte aliado no convencimento dos papais e mamães.

De janeiro a outubro deste ano, foram 24.573 vítimas de acidentes no Estado do Rio. O número ficou no mesmo patamar na comparação com o mesmo período de 2018, quando 24.260 pessoas foram vitimadas. O número de acidentes também se manteve persistente: 18.284 de janeiro a outubro de 2019 contra 18.011 nos dez primeiros meses de 2018. Os dados são da Coordenadoria de Estatística do Detran.RJ.

A programação será no fim de semana com atividades lúdicas para crianças na Praça Nossa Senhora da Paz, no sábado, 7, e no Aterro do Flamengo, no domingo, 8, na altura da churrascaria Assador (vide programação completa no fim do texto).

A capital fluminense continua como a maior vilã, registrando o maior número de vítimas de acidentes. De janeiro a outubro deste ano foram 10.340 acidentados. A região metropolitana é a segunda neste triste ranking, com 8.693 vítimas. A concentração de veículos nessas duas regiões e a proximidade de comunidades populosas com as estradas são as causas do elevado índice.

Importante ressaltar que o governador Wilson Witzel sancionou a lei 8.610, em 5 de novembro passado, que dá prioridade de tramitação aos processos de condutores flagrados por ingestão de álcool e outras substâncias que causem dependência. São processos que podem culminar na suspensão ou cassação da habilitação do condutor. E se durante o cumprimento da penalidade, o condutor for flagrado novamente por esta infração, sofrerá rito sumaríssimo. Ou seja, terá a habilitação cassada.

CRONOGRAMA DE AÇÕES EDUCATIVAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019

DIA 
AÇÃO 
LOCAL
HORÁRIO
Dia 7
AÇÃO PEDAGÓGICA
PRAÇA N. SRA. DA PAZ – IPANEMA
9 ÀS 11:30H

Dia 8
AÇÃO PEDAGÓGICA
ATERRO DO FLAMENGO - PRÓXIMO AO ASSADOR
9 ÀS 11:30H

Dia 10
BLITZ EDUCATIVA COM A PRF - OPERAÇÃO BOA VIAGEM
ITAGUAÍ
8 ÀS 12H

Dia 14
AÇÃO PEDAGÓGICA
NITERÓI PRESENTE   CAMPO DE SÃO BENTO
9 ÀS 11:30H

Dia 15
AÇÃO PEDAGÓGICA
PRAÇA AFONSO PENNA
9 ÀS 11:30H

Dia 16
OPERAÇÃO BOA VIAGEM
PEDÁGIO DA PONTE RIO-NITERÓI
10 ÀS 12H

Dia 17
BLITZ EDUCATIVA COM A PRF - OPERAÇÃO BOA VIAGEM
PONTE RIO-NITEÓI
8 ÀS 12H

Dia 18
OPERAÇÃO BOA VIAGEM
PEDÁGIO VIA LAGOS
10 ÀS 12H

Dia 19
OPERAÇÃO BOA VIAGEM
PEDÁGIO CRT  RIO TERESÓPOLIS
10 ÀS 12H

Dia 20
BLITZ EDUCATIVA COM A PRF - OPERAÇÃO BOA VIAGEM
BR 040 - DUQUE DE CAXIAS
8 ÀS 12H

Comentários

  1. Aqui em cabo frio tem muito motorista que tem que fazer reciclagem da carteira!! So tem gente sem nocao de transito!! Muita impludencia na transito!barberagem!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário