• Click aqui

    Praia do Peró, em Cabo Frio, terá wi-fi grátis no trecho com Bandeira Azul.




    A Bandeira Azul vai tremular na Praia do Peró, em Cabo Frio, na próxima temporada do verão. Selo internacional de qualidade, a bandeira foi hasteada na manhã de ontem pela Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, e pelo prefeito Adriano Moreno. A Banda dos Fuzileiros Navais participou da cerimônia e tocou, entre outras canções, o Hino Nacional e o Cisne Branco (canção do marinheiro). Durante a solenidade, a empresa MSB, autorizada a construir uma fazenda marinha na Costa do Peró, anunciou que vai colocar wi-fi grátis no trecho urbano da praia certificado com a Bandeira Azul.

    O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, afirmou que o selo “é um importante reconhecimento, já que destacam as belezas naturais, a qualidade ambiental, a segurança, o bem-estar e a infraestrutura”. Para a Leana Bernardi, receber o certificado é sempre motivo de muito orgulho, mas renovar o status de praia Bandeira Azul é a consolidação dos esforços do município e da comunidade na manutenção da qualidade de sua praia.

    -- É um processo de evolução que não termina. A cada ano o Júri Nacional espera observar melhoras na infraestrutura e gestão da praia. A primeira temporada é sempre um desafio enorme e na segunda temporada os gestores têm a oportunidade de antecipar as dificuldades tornando a gestão mais eficiente – explicou.

    O Secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, disse que a Bandeira Azul constitui um importante símbolo do turismo sustentável:

    -- Cabo Frio saiu na frente e a Bandeira Azul do Peró é um exemplo a ser seguido por outras cidades litorâneas.

    Presente à cerimônia, a Secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Lúcia Santoro garantiu o apoio da sua pasta e do INEA ao projeto Bandeira Azul e ao turismo ecológico no Morro do Vigia, entre Peró e Conchas:

    -- A Bandeira Azul é uma conquista emblemática para a Praia do Peró e para Cabo Frio. É uma soma de fatores de uso sustentável dos recursos naturais – comentou a secretária.

    O programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental, entidade dinamarquesa, e tem como objetivo a conscientização dos cidadãos e dos seus governantes para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro, e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos.

    -- Hannah Arendt, uma das mais influentes pensadoras do século XX, dizia que “a educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele“. O aforismo me remete a essa enorme conquista que representa o hasteamento da Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio. O amanhã é hoje. Cuidar dos mares é respeitar a nós mesmos: metade de oxigênio que você consumirá em toda a sua vida vem dos oceanos – disse o jornalista e gestor ambiental Emanuel Alencar.

    Segundo Leana Bernardi, o caso do Peró chamou a atenção da FEE porque foi a comunidade, através do movimento Amigos do Peró, que lutou para obter a certificação. O grupo, formado por ambientalistas, moradores e veranistas, vai se empenhar agora para que o poder público conclua a revitalização da orla, que estava prevista para 2019, mas foi adiada para 2020 por falta de recursos. As obras, inclusive de saneamento, são necessárias para que o selo internacional seja mantido nas próximas temporadas de verão.

    Um comentário:

    1. Foi uma Cerimônia linda.
      A Praia do Peró, merece essa Bandeira Azul.
      Estava lá.

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia