• Bandeira Azul será hasteada no dia 13 de novembro, no Peró, em Cabo Frio.



    No dia do aniversário de Cabo Frio, a festa será no Peró. A Bandeira Azul será hasteada na quarta-feira, às 10 horas, para a temporada 2019/2020. A Banda dos Fuzileiros Navais vai tocar o Hino Nacional, o Cisne Branco (canção do marinheiro) e a seguir fará um concerto para o público, que também vai participar de atividades ambientais e de uma corrida do Peró ao Pontal, aberta a caminhantes e corredores, mas sem o espírito de competição.

    Resultado de uma luta antiga da comunidade ligada ao meio ambiente, a Bandeira Azul foi uma conquista do movimento Amigos do Peró, que solicitou o selo em reunião, no Rio, com a Coordenadora Nacional do projeto, Leana Bernardi. A Praia do Peró tem 7,2 quilômetros e atende ao principal requisito das praias que têm a Bandeira Azul: a qualidade da água, sem qualquer resquício de poluição. O certificado abrange um trecho de 500 metros na área urbana do balneário.

    Para discutir o programa Bandeira Azul e a preocupação com a falta de estrutura do balneário para o verão, os Amigos do Peró marcaram reunião para este sábado, dia 9, às 10 horas, no Quiosque Pampo’s. Eles esperam há quatro meses um encontro com o prefeito Adriano Moreno.

    Procurador da República, Leandro Mitidieri, disse que a Praia do Peró ainda apresenta desafios, mas que a Bandeira Azul “é motivo de júbilo”:

    -- É uma comprovação de que a organização da sociedade surte efeitos positivos – comentou o procurador, que criou o projeto Praia Limpa.

    Segundo Leana Bernardi, o caso do Peró é único no mundo: foi a comunidade e não o poder público que buscou o selo internacional. Para consegui-lo, é necessário atender uma série de exigências. Por falta de recursos, a Prefeitura de Cabo Frio adiou para março de 2020 as obras de revitalização da orla, com a substituição dos atuais quiosques por outros mais modernos e que atendam as normais ambientais e da vigilância sanitária.

    -- Todos aqueles que lutam para a preservação da qualidade ambiental da Praia do Peró estão comemorando. Mas também vão insistir na cobrança de obras estruturais na orla adiadas para após o verão – disse Roberto Saci, do Movimento Amigos do Peró, que reivindicou a Bandeira Azul.

    A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul vai participar da cerimônia de hasteamento:

    -- A renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró é o resultado de um trabalho realizado pelos gestores e principalmente pela comunidade na busca pela manutenção e melhoria contínua da qualidade desta praia. Ainda há espaço para muita evolução e será um prazer para a família Blue Flag caminhar junto e acompanhar este crescimento – disse a coordenadora.

    Ex-presidente do Inea, Luiz Firmino destacou a importância do selo internacional:

    -- A obtenção da certificação de Bandeira Azul demonstra a excelência atingida no trato da questão ambiental. Ela é sem dúvida fruto da participação da sociedade local, quer na vigilância sobre os serviços públicos, quer na consciência em não sujar e não deixar sujar – comemorou Luiz Firmino, ex-presidente do INEA.

    FOTOS DE RODRIGO BITTENCOUR, da Praia e Leana Bernardi com as fotos aereas do Peró.

    Um comentário:

    1. Festa do aniversário da cidade no Peró, legal ! Vai ter desfiles? Estudantes desfilando ? Imagina, estudar já é complicado , desfilar ....., então ...
      Mas com o hasteamento da bandeira azul no Peró , o que mais se viu na cidade foram : Xeques árabes , empresários do leste europeu, empresários asiáticos e bilionários americanos .
      Que palhaçada essa bandeira azul . Até parece que turistas de ponta vão frequentar roça com Praia por causa de bandeira . Hospital que tem que levar roupa de cama de casa , né ?

      ResponderExcluir

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook