• Click aqui

    Cabo Frio se mantém com baixo índice de infestação de Aedes aegypti.



    O município de Cabo Frio manteve o índice de baixo risco de infestação do Aedes aegypti. O mosquito é responsável por doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O resultado faz parte do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado de 14 a 18 de setembro.

    Segundo o levantamento, os índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Entre 1 a 3,9%, estão em situação de alerta. Se o índice de infestação estiver acima de 4%, há risco de surto de dengue. Em Cabo Frio, a média é 0,5.

    Apesar do baixo risco, toda a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito. Algumas das ações são verificar vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais ou qualquer recipiente que possa ter acúmulo de água.

    Além desse levantamento, a Vigilância em Saúde Ambiental possui ações permanentes durante todo o ano. Os agentes do setor percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle e focos do mosquito e os criadouros predominantes. Na ação, são utilizados carros e motofogs que pulverizam repelente natural de citronela, uma planta que possui propriedades insetífugas, mantendo todos os tipos de mosquitos afastados.

    A Vigilância atua ainda com a ação de educação em Saúde Ambiental por meio do Projeto “Para se Combater, temos que conhecer!”. A iniciativa leva palestras e atividades como laboratório itinerante e teatro recreativo para alunos das escolas públicas e particulares.

    Sobre a LIRAa

    O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti.
    Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

    O objetivo é que com a realização do levantamento as cidades tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia