• Lençóis do Peró, nas Dunas do Peró, será atração turística na Região dos Lagos





    A Região dos Lagos terá no próximo verão um novo atrativo turístico: os Lençóis do Peró. O anúncio foi feito pelo Secretário municipal de Turismo de Cabo Frio, Paulo Cotias, após uma visita técnica a uma área inexplorada das Dunas do Peró, com acesso pela Estrada do Guriri (RJ-102) ou pela praia. A região, que precisa ser sinalizada, possui vários ecossistemas, lagoa, vegetação nativa de restinga e trilhas de nível moderado.

    Os Lençóis do Peró atraíram a atenção do secretário depois da postagem das fotografias do guia Henrique Nascimento, que possui autorização do INEA para promover o ecoturismo nas áreas de conservação da Região dos Lagos. As dunas estão na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil e próximas ao local onde seria construído o Club Med.

    -- A exploração turística deste local, após consulta ao INEA, é para já. É um espaço excelente para o ecoturismo e para o lazer das famílias. Com as outras ações programadas com foco no projeto Bandeira Azul, a nossa intenção é transformar o Peró num polo indutor de turismo na Região dos Lagos, com um mix de atrativos – anunciou Cotias.

    Henrique Nascimento disse que fez as fotografias depois que foi ver uma baleia que encalhou no meio da praia do Peró, onde acabou sendo enterrada.

    -- Na volta, resolvi entrar nas dunas e fiz as fotografias de locais que considero fantásticos para o ecoturismo e que ainda não são explorados. É preciso que se faça o manejo e que as visitas sejam feitas com guias autorizados pelo INEA – alertou.

    O biólogo Octávio Menezes, dos Amigos do Peró, que participou da visita técnica, disse que, em votação nas redes sociais, foi escolhido o nome Lençóis do Peró para identificar o local, que fica em frente ao Condomínio dos Pássaros e lembra os Lençóis Maranhenses.

    -- O local é um ecossistema rico em vegetação, fauna e beleza natural. Precisa de serviços de manejo, como a supressão de exóticas casuarinas, em boa quantidade nas proximidades das dunas. Bom também se estabelecer horários para a visitação, principalmente em dia de sol forte, após a sinalização. Também é necessário um estudo mais aprofundado da lagoa e do riacho que se forma com sua água. A beleza natural é incrível – elogiou o biólogo.

    2 comentários:

    1. Sem sombra de duvidas é um lindo lugar.Cabo Frio é um verdadeiro paraíso, do qual devemos, nós moradores, preservar, e ensinar aos turistas que, venham para nossas praias com o espírito de conservar a fim de poder sempre usufruir.

      ResponderExcluir
    2. Sim. É uma rara beleza ambiental, mas foi omitido na reportagem q naquele local motos e automóveis tipo jeep fazem trilhas e aventuras sem serem incomodados. Também omitido como um local onde se praticam assaltos e desova....

      ResponderExcluir

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook