• Click aqui

    Juri renova a Bandeira Azul no Peró, em Cabo Frio.

    Foto: Leonardo Monteiro


    A Bandeira Azul vai tremular na Praia do Peró, em Cabo Frio, na próxima temporada do verão. Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou as indicações dos países do Hemisfério Sul e renovou o certificado internacional para a praia da Região dos Lagos. Também foi aprovada a indicação da Prainha, no Rio. As duas serão as únicas a terem o selo de qualidade para o próximo verão. No Peró, a cerimônia de hasteamento está prevista para o dia 13 de novembro, dia do aniversário de Cabo Frio.


    A Bandeira Azul é resultado de uma luta antiga da comunidade do Peró, que há cinco anos solicitou o certificado internacional em reunião com a Coordenadora Nacional do projeto, Leana Bernardi. A Praia do Peró tem 7,2 quilômetros de extensão e atende o principal requisito das praias que têm a Bandeira Azul: a qualidade da água, sem qualquer resquício de poluição. O certificado abrange um trecho de 500 metros na área urbana do balneário.

    -- Todos aqueles que lutam para a preservação da qualidade ambiental da Praia do Peró estão comemorando. Mas também vão insistir na cobrança de obras estruturais na orla que foram adiadas para após o verão – disse Roberto Saci, do Movimento Amigos do Peró, que reivindicou a Bandeira Azul.

    Em reunião há 15 dias com o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Welbert Rezende, os Amigos do Peró pediram ajuda do estado para melhorias urgentes no acesso e sinalização das vias de acesso a única praia do interior do estado a ter a Bandeira Azul. O presidente da Federação dos Conventions Bureau, Marco Navega, disse que o certificado internacional melhorou a qualidade do turismo no balneário, em especial nos dois hotéis recentemente inaugurados na orla.

    -- Uma ótima notícia, mas vamos cobrar da prefeitura as obras prometidas para o início de março. Já tivemos muitos avanços, mas precisamos de obras de mobilidade urbana, saneamento e segurança – complementou Machado Silva, dos Amigos do Peró, acrescentando que o hasteamento deverá contar com a presença da Banda dos Fuzileiros Navais.

    As praias aprovadas são:

    Praia do Tombo, Guarujá – SP 

    Prainha, Rio de Janeiro – RJ

    Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

    Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

    Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

    Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

    Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

    Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

    Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

    Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

    Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

    Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

    Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE

    Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC

    2 comentários:

    1. Aproveitando o assunto bandeira , o “radialista famoso “ de um programa matinal , também “ famoso” da cidade que “hasteava “ a “bandeira” pra lá e pra , “subindo “ literalmente nos fios nas reclamações da Enel e fazia cara de paisagem nas reclamações da monopolista rodoviária da região , resolver cara de paisagem em todas as reclamações . Não importasse vem de Niterói , Cabo Frio , ele vira: “Estátua” . Entenderam o “arriamento “ da “bandeira” ? Ou é impressão de minha parte ?

      ResponderExcluir

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia