• Movimento escoteiro contribui para desenvolvimento de crianças e jovens em Cabo Frio.



    Estimular a juventude a assumir o protagonismo de seu próprio desenvolvimento e da comunidade ao seu redor, num conjunto de valores que envolvam lealdade, cortesia e educação. Essa é a base do escotismo. Em Cabo Frio, o movimento educacional existe há 30 anos e conta com dois grupos.

    O Grupo Escoteiros Manoel Rocha, formado há 30 anos em Cabo Frio, se encontra todos os sábados na sede do Lions Clube e segue para suas atividades na Fonte do Itajuru, das 9h30 às 12h. Os participantes são divididos em três sessões: Lobinho, de seis anos e meio aos 11 anos completos; Tropa Escoteira de 11 a 15 anos completo; e Sênior de 15 a 18 anos completos. Interessados em participar podem realizar a inscrição aos sábados, às 9h, na sede do Lions Clube, situado à Rua José Paes de Abreu, número 03, Centro.

    “Nosso grupo retomou os encontros em janeiro de forma provisória e agora no início do mês de agosto conseguimos os registros definitivos com a coordenação distrital e nacional. A expectativa é de chegar a 80 crianças e jovens inscritos nos próximos meses”, comentou o diretor de métodos educativos, Ilealdo Mello.

    Com 11 anos de fundação e atendendo cerca de 65 participantes, o Grupo Escoteiro 83º de Cabo Frio realiza suas atividades no turno da tarde, das 14h30 às 17h, no Horto Municipal. Para participar basta comparecer ao local no horário das atividades e conversar com a coordenação. Atualmente, há uma lista de espera para a faixa etária de 7 a 10 anos.

    Ambas agremiações estão sob a supervisão do Coordenador Distrital da Região dos Lagos, Newton Carlos Aguiar de Oliveira, que acompanha de perto a formação de novos membros.
    “A formação é bastante rigorosa para adultos que desejam ingressar no movimento escoteiro, os cursos de formação têm foco na proteção infanto-juvenil. Além disso, os instrutores assinam um termo de compromisso autorizando que suas vidas sejam analisadas, garantindo que estejam aptos a desempenhar a função. Todo o processo é bastante rigoroso”, explicou.

    Os inscritos nas atividades contribuem com uma taxa simbólica mensal de participação para custear os materiais utilizados durante as atividades e acampamentos.
    Sobre o escotismo

    O escotismo foi fundado em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, e tem, atualmente, em torno de 40 milhões de participantes no mundo inteiro. Os participantes são incentivados por meio de atividades com jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos, que exigem concentração e esforço, noções de liderança e envolvimento em ações coletivas e sustentáveis. Essas atividades geram autoconfiança e auxiliam jovens tímidos ou inseguros a tornarem-se novos líderes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook