• Click aqui

    Coordenadora Nacional do Programa Azul realiza visita técnica as praias de Búzios.



    A Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, esteve nesta quinta-feira, (22), fazendo uma visita técnica as praias de Búzios. A vistoria foi acompanhada pelos Secretários de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Verdade e Meio Ambiente, Fernando Savino. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

    Uma das praias visitadas foi a Praia do Forno. Um projeto já está sendo desenvolvido pela Prefeitura e será apresentado ao Júri Nacional no próximo ano, algumas adequações também já começaram a ser feitas.

    Leana ficou satisfeita com o que viu e destacou a importância da retirada da construção irregular, que existia na praia. “O foco dessa visita é preparar a Praia do Forno para o ano que vem. A retirada da construção irregular, que existia na praia, já foi meio caminho andado, porque costuma ser a parte mais difícil. O projeto é bom agora é só trabalhar para executar”, relatou a coordenadora.

    A Praia do Forno deve servir como projeto-piloto para as demais praias do município. Para isso, as secretarias estão trabalhando em conjunto para atender todos os 34 critérios estabelecidos pelo programa que incluem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e sensibilização ambiental.

    “A gente pode pedir a bandeira azul para quantas praias a gente quiser, desde que estejam adequadas. Nosso objetivo agora, é cumprir todos os critérios na Praia do Forno para que seja viável pleitear as outras. Mas, também já entramos com o pedido para as praias das Caravelas, Tucuns e provavelmente entraremos para a Praia da Foca”, explicou o Secretário de turismo, Alexandre Verdade.

    A previsão é que o projeto da Praia do Forno seja finalizado ainda este ano, ele será apresentado à gestão do Parque da Costa do Sol para que seja aprovado, tendo em vista que a praia está dentro da área de preservação. Após a aprovação será realizado um orçamento, que seguirá para licitação. A expectativa é que as obras iniciem após o verão para não interferir na movimentação da alta temporada.

    A Coordenadora Nacional do Programa também esteve em outras praias da cidade visando projetos futuros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia