A QUE PONTO CHEGAMOS ! Prefeitura de Rio das Ostras reforça o atendimento na saúde por causa dos cabofrienses.
A cidade de Cabo Frio que em anos atrás era chamada de Capital da Região dos Lagos agora está vivendo de favores e recorrendo aos vizinhos para atender pacientes da saúde. No último final de semana a prefeitura municipal de Rio das Ostras publicou uma nota pedindo paciência aos seus munícipes por causa da procura por atendimento por parte dos cabofrienses . Segue a nota da prefeitura:
"A Prefeitura de Rio das ostras informa que devido aos decorrentes problemas na Rede Municipal de Saúde de Cabo Frio, o Pronto-Socorro de Rio das Ostras vem recebendo uma crescente demanda de pacientes da região.
No entanto, a equipe da unidade pede a compreensão da população, pois está trabalhando prontamente para evitar possíveis transtornos e melhor atender a todos.
Neste domingo, o Pronto-Socorro se encontra com 14 pacientes do município vizinho no setor de Traumatologia e demais nos consultórios.
Para atender a demanda, macas extras já foram providenciadas para as enfermarias e salas de hidratação."
A situação foi destacada pelo vereador Rafael Pessanha :
"A nota emitida pela Prefeitura de Rio das Ostras ontem causou revolta e vergonha ao povo cabo-friense. Quando uma cidade admite oficialmente que tem problemas na recepção de pacientes de municípios vizinhos e o causador desses problemas é a nossa rede, é preciso perceber que a situação é grave, dada ainda a liturgia política de proteção política entre prefeitos. Significa que o caos é ainda maior. Significa que o que foi dito ainda é pouco perto da realidade.
Mas o problema não se recai apenas em Rio das Ostras. Tenho rodado a região, conversando com prefeitos, vereadores e cidadãos locais, e as informações são semelhantes – quando não piores. O caos da saúde de Cabo Frio está tornando, por exemplo, o Hospital Missão, em São Pedro da Aldeia, uma nova referência para o cabo-friense, assim como o Rodolpho Perissé, em Búzios. Até o Hospital Municipal Geral de Arraial Cabo – que hoje é maior gasto mensal da Prefeitura – entrou na roda e anda servindo para desafogar as demandas de Cabo Frio.
A história tem o poder de nos pregar peças. Outrora, a grande reclamação dos gestores da Saúde em Cabo Frio era o fato de que boa parte de nossa demanda era para atender municípios vizinhos – daí tantos cadastros, recadastramentos e restrições burocráticas nos atendimentos. Deixamos de ser a capitão da região para passarmos a intrusos dos nossos vizinhos. O governo Adriano é tão ruim, incompetente e mal, que fez o jogo ser invertido: agora, os penetras somos nós."
Finalizou a nota . A Prefeitura de Cabo Frio não comentou a nota.
