• Secretaria de Assistência Social abre inscrições para “Famílias Acolhedoras”.



    Desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio e vinculado à Secretaria de Assistência Social, o Serviço de Acolhimento Familiar busca famílias que estejam dispostas a acolher, de forma temporária, crianças e adolescentes que se encontrem afastados do convívio da família biológica.

    O serviço é regulamentado pela Lei Municipal 2.577, de 09 de julho de 2014, e busca trazer uma nova possibilidade de acompanhamento e socialização para crianças, adolescentes e suas famílias, quando se trata de situação de risco ou rompimento de vínculos.

    As famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança ou adolescente como um filho, mas a acolher e prestar cuidados durante o período de acolhimento. A família se torna, dessa forma, parceira do serviço de acolhimento na preparação da criança para o retorno à convivência familiar.

    Para isso a secretaria de Assistência Social conta com o apoio dos profissionais do Serviço e da Rede de Atendimento Socioassistencial, que desenvolvem o trabalho de acompanhamento e suporte às três faces da relação (criança, família de origem e família acolhedora)

    “Apesar de ter sido implantado em 2014, o serviço só teve início efetivo em 2017 com a definição das estratégias. Atualmente temos seis famílias voluntárias em processo de capacitação, logo, ainda não houve nenhum acolhimento em nossa cidade. É bom que se esclareça que não há a possibilidade de adoção por parte de uma família acolhedora, uma vez que o objetivo é reaproximar a criança de sua família de origem, mas a transição da família acolhedora de volta para a família de origem é gradativa e tem todo um acompanhamento, logo, os laços podem permanecer ou não”, explicou Joseana Rohem, coordenadora do Serviço de Família Acolhedora.

    Apesar de alguma semelhança, o “Família Acolhedora” não funciona como o Programa de Apadrinhamento, fornecido pelo Sistema Judiciário junto ao Abrigo Municipal, funcionando como uma guarda provisória de uma criança ou adolescente, concedida à uma família previamente capacitada, orientada e preparada para recebê-la . E sabendo que este é um acolhimento integral, porém, temporário.

    Quem quiser conhecer mais sobre as inscrições deve entrar em contato com a equipe do Serviço Família Acolhedora, que fica na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Ou também no facebook, através da página “Família Acolhedora de Cabo Frio” ou pelo e-mail familiaacolhedoracf@gmail.com.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook