• Click aqui

    Secretaria de Agricultura começa os preparativos para a 1ª Semana de Sebastião Lan.



    A Secretaria de Agricultura começou os preparativos para a realização da 1ª Semana de Sebastião Lan, precursor dos direitos dos trabalhadores rurais em Cabo Frio. A programação começou a ser definida em uma reunião realizada nesta segunda (11) entre as Secretarias de Agricultura e Cultura, sociedade civil e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio, que deu o pontapé inicial no projeto.

    Ficou definido que o documentário sobre a vida de Sebastião Lan, de autoria do cineasta Miguel Alencar, será exibido durante a programação. Além disso, uma exposição sobre a história desse importante ícone dos trabalhadores rurais também será exposta, reunindo artigos, matérias, fotos e documentos históricos.

    A 1ª Semana Sebastião Lan será realizada em diversos pontos da cidade, como no Mercado que leva o nome do ativista, escolas municipais, entre outros locais. Os últimos detalhes como data e programação completa serão definidos na próxima reunião, que está marcada para o dia 20 de março.

    História

    Sebastião Lan nasceu em 1942, no Espírito Santo. Chegou a Cabo Frio em 1968 e instalou-se no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores. Nessas terras, escreveu sua história de luta pela regularização fundiária. Organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares.

    Foi eleito presidente do sindicato e quatro meses depois de ter assumido, no dia 06 de junho de 1988, véspera de sua ida à Brasília, onde entregaria importante relatório ao Ministro da Reforma Agrária, Sebastião Lan sofreu um atentado na Rodovia Amaral Peixoto, levando seis tiros. Morreu cinco dias depois, aos 46 anos de idade.*

    Sebastião Lan é lembrado por toda a sua história de luta em defesa dos trabalhadores rurais. Ele contribuiu de forma exemplar para o desenvolvimento trabalhista e social da cidade de Cabo Frio, bem como pelos direitos dos trabalhadores rurais. Atualmente dá nome ao mercado que abriga a feira do bairro Jardim Caiçara.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia