• Click aqui

    Durante vistoria na Laguna de Araruama, do MPF, pescador protestou contra a poluição .



    Procurador Dr. Leandro Mitidieri comandou a vistoria junto a representantes do poder público, Ongs, Associações e Concessionárias.






    O procurador-geral da República, Leandro Mitidieri, esteve nesta quinta-feira, 21, em Cabo Frio para uma vistoria nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) e nos locais onde há derramamento clandestino de dejetos na Laguna de Araruama. Durante a inspeção, Mitidieri afirmou que será aberto um inquérito civil público para estipular prazos para ações de recuperação ambiental.


    No encontro o procurador-geral foi claro ao afirmar que vê nos contratos de concessão o grande problema da poluição da Laguna, já que os prazos para investimentos são muito longos para que tragam melhorias ao sistema de coleta e de tratamento de esgoto. Além dele, participaram da vistoria representantes dos sete municípios banhados pela Laguna, ambientalistas e representantes da concessionária de água e esgoto.

    “Se os contratos não são benéficos aos meio ambiente é premente que se revejam os termos e se adequem as metas. Vamos elaborar um relatório sobre o que vimos aqui para abrir um inquérito civil público no qual avaliaremos as responsabilidades de cada município, além de estabelecermos prazos e estipularmos multas em caso de descumprimento das diretrizes por parte da concessionária de água e esgoto que atende a região”, afirmou Mitidieri.

    Um pescador protestou por causa da situação da Lagoa.


    Na vista à ETE da Praia do Siqueira, o procurador-geral foi recebido por cerca de 300 pescadores e moradores que protestaram contra a presença da estação de tratamento de esgoto no local, que estaria prejudicando a pesca e inviabilizando a balneabilidade. Em relação à Cabo Frio foi cobrado o fim do tratamento de esgoto pelo sistema de “tempo seco” e que sejam aceleradas as obras da elevatória que irá desativar a ETE da Praia do Siqueira para levar o esgoto para a ETE do Jardim Esperança onde ele será tratado e descartado no Rio Uma sem risco de danos ambientais.

    “Como disse o procurador-geral da República, os prazos dados à concessionária são muito dilatados e a mudança no sistema de tratamento para uma rede separativa precisa ser acelerada. Solicitamos, também, que a concessionária arque com parte dos trabalhos de limpeza e desobstrução da nossa rede de águas pluviais, já que ela é utilizada para receber o esgoto em toda a cidade. Vamos ainda nos reunir com representantes das demais cidades para solicitar, junto ao governo do Estado, a dragagem dos pontos mais assoreados da Laguna, o que permitirá maior circulação e renovação da água. A participação de todos os atores envolvidos foi de grande importância para que fosse passada uma visão verdadeira do que está acontecendo com a nossa Laguna”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia