• Click aqui

    Peró terá caminhadas e limpeza da praia no sábado e no domingo .




    Duas caminhadas, uma no sábado e outra no domingo, fazem parte da programação do projeto “Peró, de Ponta a Ponta”, que acontece neste fim de semana na Praia do Peró, a única do interior fluminense que tem a Bandeira Azul. No sábado, a concentração será no Pontal do Peró, na divisa com Búzios, com caminhada até a Praia das Caravelas. No domingo, as atividades começam cedo na área urbana do Peró, com caminhada pela Trilha das Pitangueiras, até a Praia das Conchas.

    O objetivo do projeto é conscientizar moradores e turistas sobre a importância de evitar lixo na praia. Além das caminhadas, o programa prevê a limpeza da praia, conhecida pela qualidade das águas ao longo dos seus 7,2 quilômetros de extensão, da Praia das Conchas ao Pontal do Peró, incluindo o trecho de 500 metros certificado internacionalmente com a Bandeira Azul.

    No sábado, a concentração será às 7h30m na Casa de Gaya, que vai oferecer um café da manhã. A pousada fica na via de acesso ao Pontal do Peró, com acesso pela Estrada do Guriri próximo ao trevo. A inscrição é grátis, mas cada participante deverá levar um biscoito maisena e outro cream cracker que serão doados a Apae. No domingo, a largada será às 8h ao lado da torre do salva-vidas, na Praia do Peró, e os participantes também deverão levar os biscoitos para doação posterior para a Apae.

    -- As duas trilhas são moderadas. Recomendamos levar água, protetor solar e boné. Além da atividade física em locais paradisíacos, as pessoas estarão fazendo uma boa ação para os internos da Apae, que precisam muito da ajuda da sociedade – disse Daniel Ribeiro, que coordena a trilha solidária do sábado.

    Além das caminhadas e limpeza da praia e nas trilhas da restinga, com apoio de voluntários e garis da Companhia de Limpeza de Cabo Frio (Comsercaf), estão previstas oficinas de conscientização e performances teatrais. As ações vão acontecer em trechos da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA) e do Parque Estadual da Costa do Sol. A organização é da Coordenadoria do Meio Ambiente de Cabo Frio. O procurador federal Leandro Mitidieri, do Ministério Público Federal (MPF), vai participar das ações. Programação:

    -- As ações deste final de semana na praia do Peró é uma forma de conscientizar as pessoas DE que a praia, além de um destino de lazer e turismo, também é uma área de relevância ambiental para sociedade e que é protegida por Unidades de Conservação. Assim, considero de suma importância iniciativas como essas, que buscam trazer para os usuários a prática do respeito por aquele ambiente, não deixando os lixos na areia e nas trilhas e ao mesmo tempo incentivando o uso consciente do espaço – disse a gestora da APA do Pau Brasil e Serra de Sapiatiba, Nátalie Chagas.



    PROGRAMA



    DIA 23 (Sábado)





    7h30 - café da manhã na Casa de Gaya

    8h - Começa a trilha solidária no Pontal- Caravelas.

    8h30 - ponto de encontro tenda instalada na praia do pontal. Distribuição de material para a limpeza do Pontal do Peró até a Praia das Dunas.

    9h - Oficina sobre reciclagem e exposição “os suspeitos de costume” (Bandeira Azul e Mar Sem Lixo).

    11h - finalização coleta do lixo para triagem e peso



    DIA 24 (Domingo)

    7h30m - café da manhã na tenda situada frente aos bombeiros

    8h – Começa a Trilha das Pitangueiras (Anzol)

    8h30m - distribuição de material para a limpeza

    9h - Oficina sobre reciclagem e limpeza da praia com mergulhadores e atletas de canoas havainas.

    10h - Exposição “os suspeitos de costume” (Bandeira Azul e Mar Sem Lixo) e distribuição de sacolas biodegradáveis doadas pela Viação Salineiras.

    11h - Teatro Prolaguito na tenda situada no calçadão e final da coleta de lixo para triagem e peso.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia