• Click aqui

    Prefeitura de Cabo Frio trabalha na limpeza das ruas após fortes chuvas.




    Desde a madrugada deste sábado (26), a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Comsercaf, trabalha para amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas caídas nesta sexta-feira (25). Cerca de 300 funcionários da autarquia foram direcionados para intensificar o atendimento nas áreas mais afetadas. A equipe da Defesa Civil foi logo acionada pelo prefeito Dr. Adriano Moreno e está mobilizada para prestar toda assistência à população. Ao todo, até as 3 h da madrugada, foram registradas 26 ocorrências em todo o município.

    O serviço de varrição começou cedo e as equipes se desdobram para agilizar a limpeza. Nas ruas foram encontrados muitos restos de sacos de lixo rasgados e objetos como: calotas, placas e para-choque de automóveis. Como o acesso a algumas localidades foi impedido por causa de alagamentos, a coleta de lixo vai se estender até o início da tarde. Caminhões e máquinas auxiliando as equipes na retirada entulhos, inservíveis e objetos que obstruíram as vias.



    Duas equipes fazem a desobstrução de bueiros, contando com auxílio de dois caminhões vacol (que fazem sucção) para esgotamento de áreas alagadas. A autarquia também atendeu a chamados para retirada de árvores que caíram, nos bairros Braga, Centro, Jardim Excelsior e São Bento.

    “Diversos fatores contribuíram para o alagamento das ruas da cidade, como: maré alta e volume pluviométrico muito acima do previsto. Entendemos que uma força-tarefa era necessária para agilizarmos o atendimento emergencial dando rapidez e eficácia na prestação dos serviços para a população”, explica o prefeito Dr. Adriano Moreno.

    De acordo com a Defesa Civil, não há registros de desalojados, mas o morador de uma casa na Boca do Mato foi orientado por agentes a deixar a residência por causa de um deslizamento de encosta, que deixou o muro que cerca o imóvel com risco de desabamento. O volume de chuva até as 4 horas da madrugada deste sábado (26) foi de 106,8 mm, quantidade normalmente registrada para um mês inteiro. Em Tamoios, choveu 14 mm. Para se ter uma ideia, na última chuva na cidade, o volume foi de 54 mm.

    A Defesa Civil informa ainda que o número para ocorrências é o 199.

    Sobre a prevenção de alagamentos

    A Comsercaf realiza a limpeza de 80 ralos urbanos por dia, de onde são retirados em média, meia tonelada de resíduos. Diariamente, as equipes percorrem as localidades efetuando a manutenção da rede pluvial. Nesta semana, 40 colaboradores, divididos em seis equipes, efetuaram a limpeza na Passagem, Praia do Siqueira, Palmeiras e Parque Burle.

    Quando há um alagamento, todos enxergam a importância de uma rede de drenagem eficiente, mas para que isso ocorra, é necessário que a população colabore com o descarte correto do lixo.

    Os moradores também podem contribuir com solicitações de limpeza dos ralos públicos por meio do Disk Comsercaf, no telefone (22) 2648-8907. As ligações geram protocolos que ficam documentados e permitem que os solicitantes acompanhem o andamento dos pedidos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia