Na manhã desta terça feira (29) uma grande operação envolvendo vários setores do poder público foi desencadeada contra a Exploração do Trabalho Infantil na cidade de Cabo Frio. Participam o Conselho Tutelar, a Fiscalização de Posturas de Cabo Frio, o CREAS e o PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ) realizando visitas em pontos estratégicos onde já aconteceram denúncias de exploração infantil . O presidente do Conselho Tutelar, Douglas Felizardo, explicou como irão proceder. "Estaremos visitando alguns locais, comércios, para notificar as pessoas, a princípio esta ação será pacífica, vamos estender as mãos as crianças e explicar para os adultos caso haja necessidade. O jovem a partir dos 12 anos pode ser enquadrado no Jovem Aprendiz, mas é necessário dizer que ele precisa estar estudando. Por isso estamos juntos, assim não invadiremos a área do outro. Existe denúncia de exploração infantil em comércios e vamos notificar o comércio por que é uma resposta a população que tem denunciado." Destacou.
Sobre a presença de pessoas vendendo balas com a companhia de crianças também haverá um encaminhamento para departamentos da cidade, evitando a exploração das crianças .
"Entenda, se você tem um filho que está de férias e você gostaria de levar para o seu trabalho é necessário entender que esta criança não pode ser exposta ao perigo. Precisa de proteção pessoal. Não pode lavar uma louça, ficar próximo de fogão por que corre o risco de um acidente. Mas se ficar em um local onde não corra risco, é de responsabilidade do pai. O jovem que tem mais de 12 anos pode trabalhar desde que se enquadre no Jovem Aprendiz e esteja estudando, é bom que se repita esta informação." Finalizou o presidente do Conselho Tutelar.
A Guarda Municipal também está em alerta. Esta é a primeira de muitas operações que irão acontecer sistematicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário