• Equipe da Secretaria de Meio Ambiente resgata gavião ferido em Tamoios.



    O setor de Meio Ambiente de Tamoios resgatou um gavião ferido nesta quinta-feira (13). A ave é da espécie Quiriquiri (Falco sparverius) e estava com a asa quebrada. O animal foi encontrado durante uma ronda da equipe do meio ambiente no bairro Nova Califórnia.

    O Quiriquiri é uma ave de rapina. Ele estava seriamente ferido, impossibilitado de voar, e muito arisco, possivelmente sentido muita dor. O animal foi recolhido pelos agentes e levado para a Aiuka Consultoria em Soluções Ambientais, empresa especializada em tratamento da fauna na região, que fica em Rio das Ostras.

    Para o diretor operacional do Meio Ambiente em Tamoios, Handerson Costa, aparições de animais silvestres são muito frequentes, mas em poucos casos o poder público toma conhecimento. Por isso, ele destaca a importância da colaboração da sociedade:

    “Não são todos os animais que aparecem feridos que nós temos conhecimento. Quando encontramos algum animal nessas condições, fazemos o possível pra ajudar. Por isso, pedimos à população para que acione o Meio Ambiente sempre que encontrar algum animal silvestre perdido ou ferido”, frisa ele.

    O Quiriquiri

    O gavião Quiriquiri é muito comum na maior parte do Brasil. Vive em áreas abertas, com grandes pastagens, características do bairro Nova Califórnia. Também é conhecido como falcão-americano, gavião-mirim e gavião-ripina. É uma ave relativamente pequena, mede no máximo 30 cm, sendo o menor dos falcões e uma das menores aves de rapina do Brasil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Degs Game

    Degs Game

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook