• VÍDEO - Reutilização da água, uma atitude de preservação da vida .



    A empresa possui calhas em seu pátio onde toda a água da chuva é captada e reaproveitada .

    Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos. Em uma pequena pesquisa pela cidade de Cabo Frio por exemplo uma grande área que tem a necessidade da utilização de água para manter sua estrutura principal em funcionamento, o Estádio Municipal Correão, não utiliza este pensamento. Dependente de uma cisterna com mais de 50 mil litros de água, não há outra existente onde se pudesse captar a água da chuva, gastando uma grande parte do dinheiro público com uma conta d`água por estimativa.
    E o comércio ainda não se atentou para este nicho do mercado, pois em nenhuma loja física encontramos um “Kit” pronto onde se ofereça esta estrutura com o intuito de facilitar e estimular a reutilização da água da chuva.
    Os veículos são limpos com água da chuva, acumulada em reservatórios.

    Saindo na frente, a empresa de ônibus Auto Viação Salineira desenvolveu uma grande estrutura reutilizando a água de forma inteligente e sustentável. Quando se entra pela portaria de visitantes da empresa, poucos percebem que estão sobre uma gigantesca cisterna que capta apenas as águas da chuva que caem sobre aquela mesma cobertura. Aquela água corre pelas inúmeras calhas, são armazenadas em um tanque e reutilizada nos sanitários. Até a água que cai da torneira do banheiro dos funcionários retorna para ser utilizada de novo nos vasos sanitários.
    A cobertura está ligada a canos e calhas que levam a água da chuva para cisternas gigantes.


    No gigantesco pátio da empresa existem grades entre o paralelepípedo  que recolhem agua da chuva levando as uma bomba, passando por uma estação de tratamento e sendo utilizada no setor de laja jato dos ônibus. Essa água usada para limpar os ônibus também é captada por uma estrutura no piso do lava jato e passa por um tratamento onde se retira os resíduos como óleo e sabão, podendo ser reutilizada mais uma vez.
     
    A água que escorre dos veículos é captada por calhas que ficam no piso e reutilizada após tratada novamente.

    No setor de manutenção, todo o piso cobre outra enorme cisterna interligada a calhas do telhado e captando toda a água. A Empresa possui uma Estação de tratamento de água, onde um funcionário foi treinado especificamente para desenvolver a função. “A empresa trabalha os pilares da sustentabilidade que é econômico, social e ambiental. 


    Começamos em 2012 com este projeto e foi feito o investimento. Mas o sucesso, o fruto deste investimento foi graças ao elemento humano, pois os nossos funcionários participam deste mesmo pensamento. Com a economia que obtivemos a empresa conseguiu neste ano de 2018 comprar dois novos ônibus para utilizar junto a população.” Declarou Senhor Marcos Valério, Controlador de Qualidade Ambiental destacando que toda a água utilizada na alimentação, consumida na empresa é fornecida pela Prolagos e toda a estrutura construída hoje na Auto Viação Salineira se deve ao serviço de consultoria e orientação passada pelos técnicos desta concessionária. 




    Observando a sugestão de um motorista, até a água do ar condicionado dos ônibus também é captada e armazenada em um pequeno reservatório e reutilizada pelo motor de limpador de para brisas. Quase tudo se aproveita em benefício de um mundo sustentável .
     Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários enquanto a água da chuva pode ser reutilizada para molhar as plantas. Uma economia de até 30% no orçamento doméstico. Fica a dia.

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook