• Click aqui

    Assistência Social participará da abertura da campanha “Outubro Rosa” nesta segunda (1).



    A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) irá participar nesta segunda-feira (1) da abertura da campanha de conscientização “Outubro”. O evento, organizado pela Associação Amigos da Mama (AAMA), acontecerá na Praça Porto Rocha, a partir das 9h. Durante a ação, profissionais da Secretaria estarão ofertando serviços gratuitos à população, com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (Cogedim) e do Departamento de Proteção Social Especial (Depse).

    Para a secretária de Assistência Social, Marta Maria da Silva Bastos, a participação de órgãos públicos em ações dessa natureza é importante para a população:

    “Aceitamos de imediato o convite da presidente Ângela Toledo. A Associação Amigas da Mama realiza um trabalho relevante de apoio à pessoa com câncer, e nós da Assistência Social também estamos engajados nesta causa”, disse a secretária destacando ainda que a pasta trata desse assunto através dos serviços prestados pelos técnicos às pessoas em vulnerabilidade provocada por doenças como o câncer. “Como estamos trilhando no mesmo caminho, é importante fazermos isso de mãos dadas porque juntos temos melhores condições de atender e fortalecer as pessoas que precisam do nosso apoio”, destacou Marta.

    Além da participação com serviços técnicos na abertura da campanha, a Secretaria desenvolverá, ao longo de outubro, atividades de prevenção e reflexão em seus equipamentos. Estão planejadas ações de conscientização e motivação para as mulheres, através de palestras nos Cras e em outras unidades.

    Sobre “Outubro Rosa”

    A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O movimento teve início nos Estados Unidos em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the cure promoveu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova Iorque. Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. A partir de então, a corrida passou a acontecer normalmente todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram à campanha. Foi assim que outubro ficou conhecido como o mês de conscientização contra o câncer de mama e deram o nome de “Outubro Rosa” ao movimento.

    No Brasil a campanha começou no ano de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês. A iniciativa foi de um grupo formado por mulheres que queriam trazer o movimento para o país. Depois do ato, diversos monumentos como a Fortaleza da Barra, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, dentre outros, foram iluminados de rosa ampliando as ações do movimento e fortalecendo a campanha “Outubro Rosa” no Brasil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia