• Click aqui

    Coordenadoria Geral da Pessoa Idosa realiza festa da primavera.



    Coordenadoria Geral da Pessoa Idosa (Cogepi) promoveu nesta sexta-feira (21) um animado evento temático para a terceira idade: a Festa da Primavera. O evento, que teve como objetivo promover a confraternização e socialização, lotou as dependências da Casa de Convivência do Idoso, no bairro São Cristóvão.


    Apresentação de música ao vivo, dança de salão e desfile de moda de traje fino para bailes e eventos foram atrações do evento. Também foi instalado um salão de beleza para maquiagem e cabelo. Sucos, refrigerantes e guloseimas, como salgadinhos e bolos, reforçaram as energias da turma para um animado baile de encerramento da festa.

    A coordenadora da unidade, Beatrice Carvalho, explicou que as confraternizações são aguardadas com ansiedade pelos idosos. “Nossos idosos são super animados e estão sempre atentos às datas especiais. Quando o assunto é festa, a animação por aqui é total. A confraternização fortalece os vínculos e é muito importante para a auto estima deles”.

    Vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Coordenadoria tem 751 idosos em atividade nas oficinas e atendimentos ofertados. A capacidade do órgão é para mil idosos, portanto há vagas disponíveis. Para participar basta ser morador de Cabo Frio com idade a partir dos 60 anos. É necessário fazer um cadastro antes de iniciar qualquer atividade. Os documentos para inscrição são: identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico (para atividades físicas).

    A unidade desenvolve atividades para ganho de massa muscular e bom condicionamento físico, como hidroginástica em piscina aquecida, pilates, alongamento, ginástica rítmica, circuito funcional e oficina de equilíbrio para idosos com dificuldade de locomoção; oficina de estimulação cognitiva, com o objetivo de prevenir danos na memória e estagnar casos de déficit cognitivo; oficinas de artesanato (biscuit, pintura em garrafas, capitonê, feltro, reciclagem, tricô e crochê) e canto, com o coral da Cogepi.

    Antes de iniciar as atividades, os idosos são submetidos a uma entrevista com assistentes sociais e psicólogos, além de avaliação da enfermagem e fisioterapia, onde são aplicados instrumentos de avaliação geriátrica de rastreio para déficit cognitivo, depressão, fragilidade e dependência. Essas avaliações têm o objetivo de conhecer melhor o idoso assistido e, em alguns casos, identificar atividades mais específicas. Para realização das atividades, a Coordenadoria conta com equipe técnica formada por dois assistentes sociais, uma psicóloga, dois enfermeiros, quatro fisioterapeutas, cinco educadores físicos, duas pedagogas, um professor de música e cinco oficineiras.

    “Essas atividades são muito importantes para os idosos, pois promovem a reinserção social, estimulam a convivência, fortalecem vínculos e são vitais para o envelhecimento bem-sucedido. Uma das características biológicas do envelhecimento é a perda de massa muscular e ganho de massa gordurosa à partir dos 30 anos. Essa relação vai aumentando a cada década. Através da atividade física, se consegue diminuir essa perda e, em muitos casos, recuperar a massa muscular perdida, assim prevenimos as quedas e dependência. Todas atividades têm o objetivo de empoderar o idoso e a manutenção ou recuperação de sua autonomia” finaliza a coordenadora Beatrice.

    A Coordenadoria Geral da Pessoa Idosa (Cogepi) fica localizada na Avenida. Teixeira e Souza, nº 2228, em São Cristóvão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia