• Alunos da Rede Municipal de Cabo Frio participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática.



    Alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, em Cabo Frio, participaram da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no último sábado (15). Pela primeira vez na história da unidade três representantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja) foram classificados para essa etapa. No total, 24 estudantes fizeram a avaliação, que foi aplicada no CIEP 150, no bairro Célula Mater e no Colégio Estadual Miguel Couto, no Centro.

    A conquista evidenciou o bom desempenho de alunos e docentes de matemática da escola, que fizeram simulados para preparação dos exames.“A iniciativa tem a intenção de envolver os nossos alunos no contexto de provas de larga escala. Tudo foi decidido em reunião pedagógica com a adesão de todos os professores da disciplina. No dia da prova, os alunos estavam bem entusiasmados. A escola incentivou muito e, após o exame, eles começaram a discutir as questões. O interesse deles foi fantástico, eu já ganhei a medalha de ouro por ver este incentivo. Toda a equipe esteve envolvida no projeto”, contou a supervisora do Edilson Duarte, Marta Mendes.

    Os estudantes com melhor classificação serão anunciados no dia 21 de novembro, e serão premiados com medalhas de ouro (500 alunos), prata (1.500 alunos), bronze (4.500 alunos) ou, ainda, menções honrosas (46.200 alunos). Além deles, concorrem também os professores, unidades escolares e Secretarias de Educação de todo o Brasil, que colaboraram com o desempenho dos alunos premiados.

    A OBMEP tem como público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio e acontece desde 2005. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Sociedade Brasileira de Matemática e o Governo Federal. Um dos propósitos da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática nas unidades escolares do país, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira. A ação visa, ainda, identificar novos talentos e contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas e institutos de pesquisa.

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