• Click aqui

    Vacinação contra sarampo, pólio e rubéola inicia no dia 6 de agosto, em Arraial do Cabo.



    Campanha acontece até o dia 31 nos postos de saúde e no hospital.

    A campanha de vacinação contra o sarampo, poliomielite e rubéola começa no dia 6 de agosto em Arraial do Cabo e se prolonga até o dia 31 do mesmo mês. As vacinas serão aplicadas em 6 unidades de saúde e também no HGAC. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, ao todo 55 profissionais da saúde estarão envolvidos no processo, que conta com o apoio de 2 veículos, para auxiliar na locomoção dos agentes.

    A ação é do Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais. A estratégia tem como objetivo manter a elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus, bem como vacinar contra o sarampo e a rubéola, mantendo o estado de eliminação dessas doenças no país.

    Crianças de 12 meses a 5 anos devem tomar as vacinas e as que já foram imunizadas precisam fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha contra a pólio. A expectativa da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, é vacinar 95% das 1.447 crianças que estão dentro do público alvo. 

    Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de vacinação e devem comparecer aos postos de saúde com suas crianças, tendo em vista o reaparecimento de algumas doenças consideradas erradicadas em território brasileiro. Não esquecer de levar a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

    Transmissão

    O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

    Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

    Documentos obrigatórios: carteira de vacinação e cartão do SUS.

    Locais de vacinação:

    HGAC, PSF da Prainha I, PSF de Monte Alto, PSF de Figueira, PSF da Cabocla, PSF da Boa Vista e PSF do Sabiá.

    Horários:

    PSF de Figueira: quarta-feira de 13h30 às 16h e quinta-feira de 9h às 11h.

    PSF de Monte Alto: quarta-feira de 9h às 11h e quinta-feira de 13h30 às 16h.

    PSF da Prainha: quarta-feira de 9h às 11h30 e sexta-feira de 14h às 16h30.

    PSF do Sabiá: segunda-feira das 14h às 16h e quinta-feira das 9h às 11h.

    PSF da Boa Vista: quinta-feira das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

    Sala de vacina do ambulatório do HGAC: segunda-feira das 14h às 16h; terça-feira das 14h às 16h e quarta-feira das 14h às 16h.

    PSF da Cabocla: quarta-feira de 13h às 16h e quinta-feira de 9h às 11h.

    O dia D acontece no dia 18 de agosto, onde todos os locais estarão funcionando das 8h às 17h, com atendimento exclusivo para vacinação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia