• Click aqui

    Conselho de Educação Física flagra irregularidades em academias, em Cabo Frio.



    Em mais uma fiscalização montada para a cidade de Cabo Frio, os fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagraram 4 falsos profissionais orientando atividade física e 10 irregularidades nos estabelecimentos locais. A operação ocorreu de 11 a 13 de julho e foi a primeira após a formação da comissão de profissionais na cidade que, dentre tantos assuntos, cobrou a presença da fiscalização na região.

    Essa comissão compreende todos os municípios da Região dos Lagos e vai trabalhar junto com o CREF1 para o desenvolvimento de um planejamento específico para atender as demandas dos profissionais de Educação Física da região.

    Dos exercícios ilegais encontrados, três ocorreram em academias e um em escola. Os primeiros foram encontrados em Jardim Esperança e no Parque Riviera, em Musculação, e no bairro Palmeiras com a atividade de CrossFit. A ocorrência em escola foi constatada em Unamar, onde uma estagiária estava orientando Educação Física Escolar para 11 crianças.



    Além dos bairros onde os falsos profissionais foram flagrados, os fiscais do Conselho também percorreram Jardim Caiçara, São Cristóvão, Parque Burle e Tamoios. Dentre as irregularidades, dois estabelecimentos não possuíam registro de Pessoa Jurídica no CREF1, três locais não possuíam Responsável Técnico nomeado junto ao Conselho, dois profissionais atuavam fora da área de habilitação e seis profissionais não possuíam a certificação em Suporte Básico de Vida.



    O presidente do CREF1, André Fernandes, alerta para os riscos de se exercitar sem a orientação de um profissional de Educação Física registrado no Conselho. “A pessoa pode exceder os limites do corpo, realizar exercícios incorretos, causar lesões musculares além de riscos mais graves. O que seria um benefício, pode se tornar um risco à saúde, pois o exercício físico é praticado sem orientação nem sempre o resultado é o esperado”.



    A supervisora de fiscalização do órgão orienta os praticantes de exercícios físicos a verificar se o estabelecimento possui registro de Pessoa Jurídica no CREF1 e se o profissional que está orientando a atividade tem registro profissional. A ausência do registro no sistema Confef/Crefs é a maior prova da ausência da habilitação. “Solicite ao responsável pela atividade a carteira profissional ou documento oficial com foto, acesse o site do Conselho e pesquise pelo número do registro ou nome completo”.



    Caso não encontre as informações do estabelecimento e do responsável pela atividade, acesse cref1.org.br e protocole a denúncia. No sistema é possível anexar fotos e vídeos da atividade, bem como detalhes de horário, dia da semana e nome do estabelecimento.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia