• Wolney Teixeira, o fotógrafo que contou a história do progresso em Cabo Frio




    Sob o olhar apurado e aguçado do fotógrafo mais importante do século XX, cidades da Região dos Lagos, principalmente Cabo Frio, tiveram o crescimento registrado. Wolney Teixeira (1912-1983) contou a história da chegada do progresso à antiga cidade através de fotografias que ficaram eternizadas.

    Visionário, o fotógrafo percebeu que a chegada dos anos 1940 alteraria costumes e cenários da cidade. Foi nessa época que, segundo contam familiares, Wolney fotografou tudo o que pôde para que a antiga cidade não existisse somente na memória dos seus moradores mais antigos. Salinas em franca operação, pescadores e suas redes, mulheres lavando roupas nas bicas de água em praça pública. Cenas de grande valor deixadas como legado do fotógrafo que completaria 106 anos em abril último, caso estivesse vivo.

    E para celebrar a obra e vida do fotógrafo, o histórico prédio do Solar dos Massa mantém o Espaço Wolney Teixeira, onde o acervo histórico dele recebeu novas fotos recentemente. As fotografias retratam atividade econômica, fatos políticos, sociais, religiosos e cenas paisagísticas.

    Além do Espaço Wolney, o Solar dos Massa abriga 600 livros raros. Ele está situado na rua Major Belegard, 47, no Centro de Cabo Frio.

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook