• Click aqui

    Comissão do Projeto Bandeira Azul vai vistoriar a Praia do Peró, em Cabo Frio, neste sábado (16).



    A comissão nacional do Projeto Bandeira Azul estará na Praia do Peró, em Cabo Frio, neste sábado, para avaliar o cumprimento das exigências para que a praia possa hastear a Bandeira Azul no próximo verão. Ao mesmo tempo, a areia, a restinga e o mar serão ocupados, das 9 às 12h, por mais de mil esportistas, estudantes, moradores, ambientalistas e turistas que vão participar do Dia Nacional dos Mares Limpos, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU Ambiental). Eles farão a limpeza de um trecho de três quilômetros da praia, retirando, inclusive, o lixo submerso e os detritos deixados na areia e nas trilhas que cortam a restinga.



    Com 7,2 Km de extensão, livres de poluição, a Praia do Peró poderá ser a segunda do Estado do Rio a hastear a Bandeira Azul. O certificado internacional só foi concedido até hoje à Prainha, no Rio. Para conquistar a bandeira, contudo, o município tem que cumprir uma série de exigências da Fundação para a Educação Ambiental. O programa começou em 1987, na Europa. Em Cabo Frio, a sociedade local, tendo à frente o movimento Amigos do Peró, buscou o apoio do município com o objetivo de preservar a praia e ao mesmo tempo qualificar o turismo no balneário, atraindo turistas internacionais:



    -- O evento de sábado tem uma relevância a mais porque além do caráter exemplar de educação ambiental, com a sociedade organizada participando da limpeza da praia, teremos a visita da comissão do Bandeira Azul. O grupo técnico vai validar o que foi feito e avaliar o que ainda será feito para que possamos hastear a bandeira no verão de 2018/2018 – explicou o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Eduardo Pimenta.

    Com experiência pioneira na recuperação de ecossistemas aquáticos continentais no Brasil, doutor em Ecologia, professor titular da UFRJ e um dos mais renomados especialistas na ecologia de ecossistemas aquáticos, o biólogo Francisco Esteves elogiou a mobilização da sociedade e da coordenação do projeto Bandeira Azul para a realização do Dia dos Mares Limpos em Cabo Frio:

    -- O Dia dos Mares limpos é uma iniciativa fantástica que deveria ser feita não somente em Cabo Frio como também em outros municípios brasileiros. É muito importante porque os mares limpos significam não só qualidade de vida pela beleza cênica como também preserva a biodiversidade, que vai desde o Tatuí, que está sumindo das praias pela poluição das areias, passando pelos peixes, tartarugas e até pelas baleias. Este evento na Praia do Peró é com certeza uma excelente contribuição para o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do Brasil. Os ambientalistas sonham com o hasteamento da Bandeira Azul nesta linda praia – disse Francisco Esteves. 

    O evento de sábado vai contar com a participação de centenas de estudantes. Eles vão participar da limpeza da praia, de atividades esportivas e do plantio de ipomeas (plantas fixadoras de restinga). Participam também ciclistas, atletas de canoas havaianas, mergulhadores (que vão coleta o lixo submerso) e trilheiros, que vão coletar lixo plástico ao longo da restinga. Moradores, o comércio e os hotéis do Peró também participam do evento, organizado pela Coordenação do Projeto Bandeira Azul, vinculado à Coordenadoria de Meio Ambiente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia